Seguimento Litoral Norte - Junho 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Tiras melhor fotos do Porto que eu com um telemóvel de Braga. Que lente é essa ?

Boas, Vince, a lente é a Canon EF 100-400 mm f4 L:

9rbjUac.jpg

Recomendo, óptimo vidro, grande qualidade de imagem em todas as distâncias focais, resistência ao pó e água, só peca por ser muito grande e pesada :D

Em termos de lentes zoom também tenho uma Canon EF 70-200 mm F4 L.

Incrível a capacidade de estar sempre a gerar novas células na mesma região.
Radar das últimas horas, até ter falhado novamente às 16:20

JQXj4gB.gif

Repara nos níveis de humidade na zona Gerês e Montalegre.
A elevada humidade ( devido a chuva ) pode estar a ajudar a formar-se nova células.:intrigante:
pxDv5D4.png

Em Cabeceiras as células não estão a formar-se , talvez devido baixa humidade..

Hoje nesta região o stormtrack, fluxo dos níveis médios/altos que movimentam células de alguma dimensão, é mais coisa menos coisa, ONO-ESE, dificilmente vai alguma coisa já formada para o litoral. A única hipótese é disparar uma próxima.

Repara nos níveis de humidade na zona Gerês e Montalegre.
A elevada humidade ( devido a chuva ) pode estar a ajudar a formar-se nova células.:intrigante:
pxDv5D4.png

Em Cabeceiras as células não estão a formar-se , talvez devido baixa humidade..
Boa tarde.

O que eu observei esta tarde (assim como em tardes anteriores) foi que o vento no início da tarde aumentou de intensidade, do quadrante O, o que me leva a supor que a humidade que este vento traz é uma das grandes responsáveis pelo actividade que temos na formação das células. Não é só a humidade dos locais em causa, é a humidade que o vento transporta para as zonas montanhosas, que no processo de aquecimento - e estes dias tem sido excelentes nisso - se eleva e forma as ditas células. Temos um processo muito activo neste momento como já o Vince o referiu.
Mas com esta dinâmica, será o interior a dispor de melhores condições para a actividade eléctrica...

Por cá o calor continuou hoje, com uma máxima de 31,7ºC.
Ontem tive uma máxima de 33,3ºC.

Neste momento observo formações cumulares desde o quadrante NNE até ao quadrante SSO, sempre a acompanhar as zonas montanhosas que delimitam o nosso litoral norte e o interior.

Tatual: 28,0ºC
Hr: 35%
Deixo aqui imagens tiradas pelas 17h:

Para SSE
GG5h5hY.jpg

Para NE
ZdOmi3E.jpg

Para NNE
02J0P3V.jpg

Trata-se da frente de brisa, que esbarra nas Serras e faz criar estas células devido ao calor, pena que isto só aconteça a cerca de 40 km do litoral no máximo, ou por falta de serras mais altas e próximas de nós, ou por estarmos muito perto do mar, e já sabemos que as células pouco gostam destas brisas.

• Gosto
Reactions: StormRic