Boa noite
Mas que belas imagens!
Gente sempre atenta...
Por cá tivemos aguaceiros moderado\fortes, mas sempre numa espécie de lotaria.
O meu acumulado é de 20,8 mm, um valor que considero pouco elevado, em contraste com o que se terá passado aqui a 1\2 km de distância pelas 8h da manhã.
A essa exacta hora saí de casa com chuva moderada, mas a cerca de 1 km daqui a chuva era forte e com granizo à mistura. Mais umas centenas de metros, perto do estádio da Mata Real (FCPF) parei porque a intensidade da chuva\granizo era brutal; acalmou ligeiramente e andei mais cerca de 300 mts e tive de encostar uns minutos tal a violência da chuva\granizo e a quantidade água na estrada. Imensa precipitação caiu em 10\15 minutos, mas eu apenas acumulei 4,3 mm (aprox.) pelo que esta célula passou a "rasar" a minha zona.
O vento foi soprando fraco a moderado, intensificando durante a passagem das células.
Para além de Freamunde, também há relatos de queda intensa de granizo em Ferreira (ambas aqui no concelho) e em Penafiel.
Realmente tem havido emoção pelo nosso litoral com as trombas de água\tornado, trovoada, precipitação forte, granizo e vento qb.
De vez em quando faz-nos bem isto...
Atual
T: 10,1ºC
Hr: 88%
P.Orvalho: 8,0ºC
Pressão: 1006,0 hPa
Vento médio: 6,5 km\h de SO
Rajada: 10,1 km\h
Fenómeno bastante atípico. Gondomar Centro, 13:00h, temperatura rondava os 13 ºC. Queda de granizo consideravelmente intensiva e localizada...
Olá
BlakerFilms, este fenómeno não é tão atípico como parece. Se te recordares (não sei a tua idade...) tem havido quedas de granizo em pleno verão, mesmo com temperaturas de 30ºC, mais coisa menos coisa. A questão mais importante não é a temperatura do ar à superfície mas em altitude, bem como a soma de determinados factores precipitantes para a formação do gelo, nomeadamente a existência de ar seco em altitude - desta forma o gelo mantêm a sua estrutura ao cair à superfície.
Mas tenta consultar o
Google ou aqui mesmo no fórum...
Vê aqui:
wiki
Boa semana para todos