Seguimento Litoral Norte - Março 2018

Qual é a tua objectiva? Brutal! Muito mais impactante do que da minha perspectiva.
Estas com uma 10-18 mm. Obrigado :)
Exactamente! Quando falavas em tons de azul referias-te à frente que a antecedeu e que deixou tudo banhado.
Exacto! Logo depois da chuva, as azuis, mais baixas, fugiram para o teu lado expondo a outra num instante. Lá fui a correr buscar a máquina... :D

O eco roxo que entrou em Viana do Castelo está a ir pela costa em direcção a Vila Praia de Âncora...

Aqui em Vila Praia de Âncora, nada de mais!!!
Apenas chuva, estou no meu corpo de bombeiros e nada de ocorrências devido ao meu tempo!

Boa Noite a todos, sinto-me contente por ter visto o meu 1º tornado, ainda por cima em casa. Desloquei-me 1 km para Norte e vi este belo tornado, numa magnifica wall cloud bem definida. O meu dever antes de fotografar foi avisar no fórum meteopt que estava a haver um tornado a Oeste de Espinho.
As pessoas também estavam a apreciar este fenómeno da natureza, fui ter com elas e algumas vieram de propósito para junto da costa para ver este extraordinário tornado, contando a mim que já tinham visto vários em Cuba (Caraíbas). Um casal que ia a passar de carro, a mulher também já tinha visto muitos tornados e wall cloud nos Estados Unidos da América, sendo o seu país de origem Para as pessoas que estavam lá presentes era relembrar velhos tempos quando viam tornados, mas para mim eu como nunca tinha visto, valeu a pena. Apesar de não ter a licenciatura, mestrado, doutoramento em Meteorologia, tive sorte pois podia ter corrido mal, pois não ter formação universitária na área e andar a caçar tempestades podia ter posto a minha vida em risco por uma tempestade.

Seguem aqui as fotos do tornado que ocorreu antes das 18:04h segundo as pessoas que lá estavam. Registei esta imagem do tornado às 18:04h

5cU5Juu.jpg

Wall cloud ainda bem definida após a dissipação do tornado

pTNWoyb.jpg
Só temos que agradecer o facto de avisares!
Enquanto agente policial, que sou, num serviço específico por onde passam as chamadas de emergência tentei fazer o mesmo. Consoante ia recebendo relatos dos sucessivos tornados que foram sendo formados junto à costa portuguesa fui transmitindo aqui para segurança de todos. Destaco 3 que confirmo a existência dos mesmos no mar: Areosa - Viana do Castelo, Angeiras - Matosinhos e o teu que com belas fotos aqui documentas, em Antas - Espinho.
Um bem haja a todos quantos os que tentam ajudar o próximo!

Só temos que agradecer o facto de avisares!
Enquanto agente policial, que sou, num serviço específico por onde passam as chamadas de emergência tentei fazer o mesmo. Consoante ia recebendo relatos dos sucessivos tornados que foram sendo formados junto à costa portuguesa fui transmitindo aqui para segurança de todos. Destaco 3 que confirmo a existência dos mesmos no mar: Areosa - Viana do Castelo, Angeiras - Matosinhos e o teu que com belas fotos aqui documentas, em Antas - Espinho.
Um bem haja a todos quantos os que tentam ajudar o próximo!

Não foi em Anta-Espinho, foi mesmo cidade de Espinho (praia), no mar a 4kms da cidade +/-

Boa Noite a todos, sinto-me contente por ter visto o meu 1º tornado, ainda por cima em casa. Desloquei-me 1 km para Norte e vi este belo tornado, numa magnifica wall cloud bem definida. O meu dever antes de fotografar foi avisar no fórum meteopt que estava a haver um tornado a Oeste de Espinho.
As pessoas também estavam a apreciar este fenómeno da natureza, fui ter com elas e algumas vieram de propósito para junto da costa para ver este extraordinário tornado, contando a mim que já tinham visto vários em Cuba (Caraíbas). Um casal que ia a passar de carro, a mulher também já tinha visto muitos tornados e wall cloud nos Estados Unidos da América, sendo o seu país de origem Para as pessoas que estavam lá presentes era relembrar velhos tempos quando viam tornados, mas para mim eu como nunca tinha visto, valeu a pena. Apesar de não ter a licenciatura, mestrado, doutoramento em Meteorologia, tive sorte pois podia ter corrido mal, pois não ter formação universitária na área e andar a caçar tempestades podia ter posto a minha vida em risco por uma tempestade.

Seguem aqui as fotos do tornado que ocorreu antes das 18:04h segundo as pessoas que lá estavam. Registei esta imagem do tornado às 18:04h

5cU5Juu.jpg

Wall cloud ainda bem definida após a dissipação do tornado

pTNWoyb.jpg

Brutal. Parabéns Miguel. Já merecias ver isto dada a tua dedicação nas tuas caçadas. :)

---------------

Neste momento tudo calmo. O radar até tem bom aspecto. Deverá ser mais uma madrugada animada no Litoral Norte.

Boa noite.

Para complementar o post do @Miguel96, mostro o mapa mais amplo.
Isto formou-se em cerca de meia-hora a 1 hora ao largo da costa.
Até parece uma frente de rajada...
c80fyui.png

As imagens de infravermelhos mostram que está próximo de entrar no continente uma massa de ar frio e instável:
SWaO2TB.png

O que poderá aí vir?

Por cá o acumulado da chuva da tarde foi de 12,4 mm.
O vento sopra fraco de sul.

Última edição: