Seguimento Litoral Norte - Março 2018

Atenção ao vento.
Aquela linha de 110 km\h apontada a esta zona...Ai! Lá se vão telhados e árvores ao chão.
Bem, há bocado (depois das 15.15h) estive no Monte do Pilar a medir o vento: 47,1 km\h de rajada máxima, numa altura relativamente calma por aqui. Nada de especial, como é óbvio. Mas estavam células interessante a passar ao largo.
Aqui em casa tive uma rajada de 45,7 km\h pelas 14.40h, acompanhada por um curto aguaceiro. Depois disso tem estado mais calmo e sem chover.
O acumulado mantêm-se nos 4,1 mm.
 
O "gancho" já quase que fechou por completo. Bonita "filigrana" no centro da depressão.
rzYfvVb.jpg
 
parece que o pior vai passar ao largo da costa certo???

Não, o Félix está a caminho do Litoral:

giphy.gif


:D

O que passará mais ao largo (ou mais acima neste caso) será o centro da depressão, deverá passar a NW/N da Galiza, mas ali bem perto da costa.

Aquela frente que se vê no satélite entrará pelo Litoral Norte e Centro, resta saber se trará muita chuva ou mais vento que chuva.

Entretanto algumas rajadas já ultrapassam os 80 Km/h de SW/SSW.
 
Última edição:
Bom fim de tarde.

Estive a ver o WRF da Meteogalicia.
O modelo prevê o pior do vento entre as 21h e as 24h. Depois disso haverá sempre vento, naturalmente junto da costa, mas mais "suave".
Quanto à precipitação: poderá ser por vezes persistente, mas sem acumulados em geral muito elevados. Os acumulados em 24h poderão ultrapassar os 120 mm na zona da Peneda-Gerês e entre os 40 e os 80 mm nas restantes regiões.
Atenção a um pormenor...Amanhã esse modelo prevê valores de precipitação elevados horários a entrar numa faixa estreita entre Aveiro e Porto. Possivelmente com acumulados acima dos 60 mm\6h, para o final da tarde.
Esta situação, a ocorrer, poderá provocar problemas nas bacias do Vouga e do Mondego.

Neve!
Está difícil...
Há efectivamente frio em altitude, mas apenas aos 500 hPa: <-30ºC.
Mas aos 850 hPa as temperaturas serão sempre >0ºC na passagem da tempestade Félix.
Esta combinação inviabiliza quedas de neve nas horas de maior precipitação, mesmo a altitudes próximas aos 1500 mts. Só após a passagem da depressão é que algum ar frio aos 850 hPa é que permitirá baixar a cota para os 1300 mts previstos pelo IPMA (eventualmente numa ou noutra célula mais arrefecida poderá cair alguma coisa abaixo disso, mas sem acumulação significativa).
 
Última edição: