Chuva causa inundações em várias cidades
Uma tromba-d' água varreu, na noite de ontem, sexta-feira, a região dos vales do Cávado e do Ave, deixando inundadas cidades como Barcelos, Braga, Guimarães, Fafe e Póvoa de Lanhoso.
Após um dia marcado pelos fortes ventos, a chuva caiu em abundância, levando a que os bombeiros tivessem sido muito solicitados. Garagens inundadas, tampas de saneamento que saltaram e provocaram acidentes de trânsito, e túneis alagados foram as situações mais comuns.
As principais atenções das autoridades de Protecção Civil centraram-se nas estradas nacionais que ligam as principais cidades minhotas, onde o dilúvio deixou os condutores com dificuldades em vislumbrar as faixas de rodagem.
"Nas zonas mais baixas da cidade de Braga, devido à súbita subida do caudal do rio Este, tivemos de acorrer a muitos pedidos de socorro", disse, ao JN, fonte dos bombeiros da cidade.
Dezasseis dos 18 distritos de Portugal Continental estão até terça-feira sob alerta devido às previsões de chuva e vento fortes e ondas até seis metros.
Segundo um comunicado da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), todos os distritos, excepto Beja e Faro, estão sob alerta amarelo - o segundo numa escala de quatro - devido às previsões do Instituto de Meteorologia.
Embora as condições meteorológicas devam melhorar hoje, as previsões para domingo e segunda-feira apontam para um novo agravamento, com períodos de chuva forte e persistente, "podendo os valores de precipitação acumulada ser elevados nas regiões Norte e Centro".
Também na Galiza, Espanha, está activo o alerta laranja, que indica risco elevado.