Seguimento Litoral Norte - Novembro 2022

Por aqui por Covas aitngi os 59 mm acumulados até ao momento, mas mesmo ao lado, uma estação a cerca de 1.6 km em linha reta tem uma estação a "debitar" 130 mm neste momento :shocking:. Esta estação já acumulou 553 mm este mês e 511 mm em outubro (a minha 320 e 404 mm, respetivamente). Ainda não percebi se o efeito altitude faz assim tanta diferença.

Por aqui por Covas aitngi os 59 mm acumulados até ao momento, mas mesmo ao lado, uma estação a cerca de 1.6 km em linha reta tem uma estação a "debitar" 130 mm neste momento :shocking:. Esta estação já acumulou 553 mm este mês e 511 mm em outubro (a minha 320 e 404 mm, respetivamente). Ainda não percebi se o efeito altitude faz assim tanta diferença.
É nova? Nunca tinha reparado nela. Fica lá bem em cima no Alto da Pena, só pode ser do parque eólico. É bem possível que os valores estejam certos sendo um sítio tão exposto e agreste.

É nova? Nunca tinha reparado nela. Fica lá bem em cima no Alto da Pena, só pode ser do parque eólico. É bem possível que os valores estejam certos sendo um sítio tão exposto e agreste.

Apareceu em abril e faz parte do parque eólico ou de uma exploração agricola ao lado. Tem registos impressionantes e deve resultar, como dizes, de ser uma zona bastante exposta.

Apareceu em abril e faz parte do parque eólico ou de uma exploração agricola ao lado. Tem registos impressionantes e deve resultar, como dizes, de ser uma zona bastante exposta.
É verdade, também há aquela exploração agrícola lá em cima. Já não me recordo do que é, mas lembro-te de ter ficado surpreendido quando a vi pela primeira vez, por ser naquele sítio algo improvável :D Acho que é um fruto qualquer.

Sim, e a orografia a ter, certamente, um papel também muito importante ( está a 579 m) ainda por cima numa zona extremamente chuvosa como essa. :rain:

Eu gostava de ver estações também em lugares remotos, nas serranias do Gerês, certamente os valores seriam muito impressionantes, não só ao nivel das precipitações, como temperaturas, ventos...

Por aqui continua a chover 44.2 mm.

299.0 mm em Novembro :rain:

Aviso Laranja para o Litoral Norte, emitido a tempo às 21:05. Início às 0:00 e é especial para as montanhas:

"Chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas."

DFJcBUo.jpg

Este dado é novo, não sei se foi comunicado atempadamente para a gestão das barragens.

Boa noite.

Eis que do céu abriram a barragem das lamentações.
Agora não pela seca mas pelo excesso de chuva. Sim...ExCeSsO de água fresca pura e cristalina.

Tanta água em tão pouco tempo e os rios e ribeiros por aí fora a correrem além do seu leito natural.
Tampouco os solos absorvem uma pequena parte de tão saturados. E tudo corre em direção ao oceano. Pelo menos destas linha de água que não encontram barragens até ao Atlântico.

O acumulado cá por casa está nos 88,9 mm.
A EMA de Paços de Ferreira segue com 73,1 mm (corrigidos).
A estação amadora de Modelos-Paços de Ferreira acumula 75,9 mm.
Já a EMA de Luzim-Penafiel vai nos 42,1 mm.

Portanto é muita precipitação bem distribuída pela zona.
O meu acumulado mensal está agora em 405,9 mm.

Tactual: 15,6ºC
Hr: 97%

Mais de 400 m de diferença de altitude e exposição também muito diferente:

M64OCMI.jpg

A de cima tem neste momento o maior acumulado de todas as estações de todas as redes.

Lá cheguei aos 90,4 mm nestas 24h.
A estação amadora de Modelos-PF acumulou 77,5 mm.
A EMA de Paços de Ferreira às 23.30h tem 75,9 mm e a EMA de Luzim 43,7 mm (23.30h).

Veremos como se comporta a madrugada.
Tem "bom" aspecto o satélite.:unsure:

Já chove praticamente de forma ininterrupta há cerca de 30h00.
Esta noite ainda não parou. Agora torrencialmente.
Ar abafado e tudo absolutamente encharcado lá fora.
Pela manhã vou caminhar por aí e ver os estragos que a água conseguiu fazer.

Bom dia.

Telegraficamente:
51,4 mm desde as 00h. Uau! Muita chuva de madrugada!
EMA de Paços de Ferreira: 43,8 mm (corrigidos)
EMA de Luzim-PNF: 31,8 mm
Estação amadora de Modelos-PF: 35,8 mm

Isto está "agressivo"...

Faltou isto: 134,2 mm no espaço de 24h
xagPRMm.png

Desde 1 de outubro: 729, 4 mm.

Última edição:
Bom dia,

Mais chuva, por vezes bastante intensa, ao ponto de acumular água no já saturadíssimo relvado do campo da constituição.

O acumulado está nos 16.2 mm.

13.5ºc, vento moderado com rajadas de SW/WSW, 97%HR.

Novembro ultrapassa os 300 mm com 317,2 mm até ao momento e deverá continuar a acumular :rain:

Amanhã chegará outra frente, aparentemente com bastante actividade, ou seja mais "chover no molhado" literalmente.

TvxI19D.jpg

Última edição: