A segunda frente intensificou-se mais do que aparentava horas atrás, alguma convecção forte:Chove bem outra vez, o nevoeiro está a começar a sair e intensificou-se o vento de NW a marcar a passagem da frente.
A temperatura desceu um bocado, 11,5ºC agora.
15mm acumulados na estação que sigo.
Ontem caíram mais 13,3 mm.
Acumulado mensal muito perto dos 400 mm. Já no mês passado registei este valor. Um outono que ficará marcado como um dos mais chuvosos da história pelo Minho. Não me lembro de acumulados destes, no Alto Minho então nem falemos. Certamente haverão recordes quebrados.
Em 2013 o outono foi chuvoso mas muito longe do que houve este ano. Mas nesse outono/inverno, tirando o mês de novembro, foi sempre a chover sem parar. Foi o último inverno a sério. A seca que se verificava antes também não era tão grave como a deste ano.Tenho a ideia que no litoral norte houve um Outono parecido há uns anos mas não consigo precisar quando foi. Sei que talvez algures entre 2010/12 houve uma grande seca pois fui ao Gerês no Verão e riachos e cascatas estavam todas secas com a vegetação a apresentar sinais de stress hídrico o que não era habitual no Gerês. E que depois a seguir houve um Outono muito chuvoso, mas talvez não logo a seguir, diria que para aí em 2013 ou 2014.
Seria interessante comparar dados pois o que recordo desse Outono é também algum cansaço após semanas e semanas de chuva.