Seguimento Litoral Norte - Novembro 2022

Boas,

Ao final da manhã caíram mais umas pingas aqui pela minha zona do Porto, em aguaceiros bem intensos, elevando o acumulado até aos 10,39 mm. Não voltou a chover. Belíssima lua cheia no céu agora mesmo :w00t:, está mesmo a pedir umas castanhas assadas para acompanhar!
:D

Boa noite.

Bahhh, nada de eventos destrutivos por cá! Nada!!!
Nem uma árvore caída, um carro amassado, um telhado a voar, umas tampas pluviais a saltar...nem uma inundaçãozinha. :shocking::sad:
Quero mudar-me pró sul, ou centro, ou o raio que o parta.
Por falar em raio...nem uma trovoadazinha. Bahhh!

Se nada acontecer termino o dia com magrérrimos 13,9 mm de acumulado. Ao menos não preciso de regar as couves pró Natal. Não que seja preciso, os caracóis, lesmas, lagartas, andam de barriga farta...
Também o vento está calmo e até a temperatura é algo amena.

Tactual: 13,2ºC
Hr: 95%

Venha é daí essa animação do verão de São Martinho. Hajam castanhas, boas, e também bom vinho.:thumbsup:

Boa noite.

Bahhh, nada de eventos destrutivos por cá! Nada!!!
Nem uma árvore caída, um carro amassado, um telhado a voar, umas tampas pluviais a saltar...nem uma inundaçãozinha. :shocking::sad:
Quero mudar-me pró sul, ou centro, ou o raio que o parta.
Por falar em raio...nem uma trovoadazinha. Bahhh!

Venha é daí essa animação do verão de São Martinho. Hajam castanhas, boas, e também bom vinho.:thumbsup:
Não houve e ainda bem! :) Minhas ricas árvores! :sad:
Quanto a castanhas... cá por casa já as houve ao jantar; as primeiras deste outono! :D

---------------------

E já chove de novo pelo Porto. Assim deverá ser por mais umas boas horas.
k0B2a1e.png

Boa tarde.
Por seguimos encoberto, vento de SW fraco e está a chuviscar.

Ontem acumulou quase 19.8 mm
Hoje sigo com 11.7 mm. De salientar um forte aguaceiro já perto das duas da manhã, com uma intensidade máxima de 110.7mm/h (calculado no instante de 2.5 s, conforme Davis).

Talvez alguns possam achar estranho cálculos de Rain Rate tão elevados. Mas quem tem uma Davis tem a noção disso, dado que as davis fazem o calculo a cada 2,5 seg, que é o tempo em que comunica com a estação (ISS). Por exemplo, com o vento a Davis regista o calculo médio nos 2,5 s, a cada 2,5 s. Sendo possível a cada esse instante se saber a velocidade atual.
Em estações de outras marcas, por exemplo as Fine Offset ("veste" varias marcas com o software Easy Weather) o tempo de calculo é de 48s, logo a precisão não é tão grande. Se ocorrer mais que uma descarga dentro dentro período, a estação regista o calculo médio dos 48s. Tal como faz com o Vento, em que os dados enviados por essas estações em cada instante de 48 s (tempo da comunicação) é o vento médio nos 48 s + a intensidade máxima dentro desses 48 s.

1668009543309.png

Última edição:
Boa noite.

Oupa! Isto anda muito animado. Ontem 17,5 mm, hoje 10,0 mm. Acumulados estonteantes. Absurdos.
Isto já parece a Cherrapunjee dos pobres. A fazer corar os seus habitantes...

Bem, hoje tempo húmido, com alguns aguaceiros fracos a moderados (curta duração) e também períodos de chuva fraca\chuvisco.
O vento tem soprado fraco.
Neste momento céu muito nublado a encoberto (7-8 octas), vento calmo. E chuvisca.

Tactual: 14,3ºC
Hr: 94%

Continuação de boa semana, excelente São Martinho, com castanhas e bom vinho. Ou lá o que seja desde que tudo saudável. ;)

Boas,

Pelo Porto, dia com dois ou três períodos de chuva fraca a moderada espaçados por muitas horas. Um deles ocorre há cerca de uma hora e vai contribuindo muito bem para o acumulado do dia que vai nos 13,49 mm.

Dia ameno, com uma mínima de 14 ºC e máxima de 17,9 ºC. Neste momento 15,6 ºC e 92% de HR.

Boa noite,

Por aqui também vai chovendo de forma persistente, o acumulado está nos 10.8 mm.

15.1ºc actuais, vento SW 12 Km/h e 95% HR.