Também aqui momentaneamente, e foi uma falha daquelas "feias", quando regressou veio com uma pequena sobrecarga, daquelas que o material electrónico não gosta nada. Não me parece que seja devido ao tempo, as coisas estão calmas agora.
São os últimos cartuchos desta pluma tropical, massa de ar muito húmida, assim por alto deve ter rendido em média uns 150mm em 48 horas pelo noroeste, nuns sítios mais, noutros menos. Como não era muito instável, não houve problemas de maior por cá apesar dos generosos acumulados, na Galiza já houve alguns. São uma visita regular nestas alturas do ano.
(clicar na imagem para animar, 7MB)
Amanhã ainda sobram uns resquícios, mas não deve ser nada de especial. Sábado já começa a limpar o céu, e depois vem esse pequeno "verão" de são martinho, de amplitude e duração ainda indeterminada. Julgo que depois de tantos dias de chuva que saberá bem a todos um pouco de sol.
Apesar de tudo, estes últimos cartuchos vão rendendo: levo 6,3 mm neste novo dia.
Vão caindo alguns aguaceiros moderados e o vento tem soprado moderado com rajadas, tendendo agora a acalmar.
Evolução do acumulado nas 6 horas precedentes. Um gráfico cuja interpretação pode ser interessante:
Obtém-se um padrão idêntico para os acumulados em 3 horas, mas para 12 horas as flutuações quase periódicas desaparecem visto que o seu período é inferior a 12 horas.
Actualização dos acumulados máximos com as precipitações adicionais caídas entre as 18h de dia 16 e as 00h de hoje:
(Nota: Cabeceiras e Montalegre têm o mesmo total, não é lapso)
Desconfio que a estação de Massarelos está meio entupida. O total de 97 horas é o acumulado nestes quatro dias (só contam praticamente 96 horas pois na primeira hora só VC teve 0,6, nas outras foi nula).
A média simples das 11 estações é de 129,3mm; 138,6mm não contando com Massarelos.