Seguimento Litoral Norte - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
Com a última atualização das 20h às 21h Braga acumulou 29,4 mm o que faz 65,2 mm hoje, com aí por volta de 5 mm em falta devido a ter falhado de madrugada.
Merelim vai com 30,3 mm hoje.

Sobre as falhas da estação de Braga enviei um email para a CIM Cávado e responderam a dizer que seria brevemente resolvido.

Em que parte da Constituição, deu para ver?

Não consegui reconhecer que zona era, o vídeo foi mostrado na CMTV, fazendo referência a Rua da Constituição e tinha realmente muita água, parecia perto de um cruzamento. :unsure:

Acumulados das EMA da RLN
2023-10-18 (21:00utc)

53,9 mm Cerval
56,7 mm Guimarães
52,9 mm Paços de Ferreira
55,5 mm Pedras Rubras
45,1 mm Porto Massarelos
43,5 mm Serra do Pilar
48,3 mm Luzim

29,3 mm Aveiro
23,8 mm Anadia

RINC (região interior norte e centro)

Norte do Douro:
13,6 mm Chaves
11,4 mm Bragança
23,6 mm Vila Real cidade

Sul do Douro e norte da cordilheira central
3,6 mm Mêda
11,3 mm Trancoso
8,8 mm Viseu cidade
13,6 mm Nelas
12,0 mm Seia/Aeródromo
6,2 mm Seia/Sra.Espinheiro

Sul da cordilheira central
7,9 mm Aldeia do Souto
12,3 mm Covilhã
6,6 mm Sabugal

Ora ora, gente da chuva.
Está tudo bem por aí?
Por cá está tudo ok, não ouço bombeiros ou o que quer que seja, a não ser a leve chuva que vai caindo. O vento também acalmou. A mãe da "ALINE" é uma porreiraça, a preparar-nos para a filha.:lmao:

O acumulado subiu para os 76,5 mm. nada mau!
Nota para o valor horário que registei: 40,2 mm entre as 20 e as 21h.

A EMA de Paços de Ferreira lá subiu para os 53,1 mm (:facepalm:).
A EMA de Luzim-Penafiel segue com 48,3 mm.

O GFS é nosso amigo e dá-nos esta pérola para a manhã:
f46kalx.png

Já o ICON é isto:

1O7t8mc.png

Mas que bela manhã poderemos ter!
Não se esqueçam do chuço:rain:

O ponto triplo do sistema frontal, onde as frentes fria e quente se juntam em frente oclusa, fazendo a massa de ar (tropical neste caso) ser removida da superfície e subindo em altitude, estava às 19h perto da costa do litoral norte. Nesta altura a linha da frente fria/oclusa já atravessou o Minho e Douro Litoral.

ozguubJ.gif

twnXbyL.png
DU7jmpu.png

ToqEbYf.png
F0qiaIn.png

5VX0iOz.png
9EEByp4.png

OCG12dY.png
F2e3Exy.png
XOCFe8n.png

Última edição:
Aqui por Ovar esteve muito mau, mas desde as 21.30 que não se ouve chuva nem vento. De qualquer das formas já deixou estragos. Muitas inundações, muitas garagens e casas com água... Os bombeiros não pararam.
E ainda só estamos no início deste evento.
Deixo aqui algumas imagens publicadas no Facebook que mostram algumas das ruas aqui da zona.

Enviado do meu M2012K11G através do Tapatalk

Parou de chover e o acumulado diário está agora nos 78,0 mm.
O acumulado mensal "saltou" para os 182,0 mm.

Em relação à minha "birra" com a EMA, deixo aqui este mapa "wundermap" com a localização de 2 estações amadoras (a minha e a de um amigo), com a distância entre a minha estação (a norte) e a EMA , e também da EMA à outra estação (sul).
A EMA nessa altura levava 53,1 mm de acumulado.

EMA.webp

Já levei um udómetro oficial para junto da EMA, e confirmei que o Udómetro da YOUNG está a contabilizar mal a precipitação.
O IPMA já sabe e aguarda substituição logo que os €€€ estejam disponíveis.
Para uma contabilização mais correta multipliquem o acumulado da EMA em 1,22.

A parte chata é que nos mapas climatológicos incluem os valores actuais e não os corrigidos.

Durmam bem, amanhã teremos animação!:bombar:

Anexos

• Wunderground.webp
    Wunderground.webp
    97.9 KB · Visto: 61
70mm nesta estação perto de São João da Madeira

Por motivos profissionais, tive que passar em São João da Madeira. Nunca passei por momentos como passei hoje à noite. Depois de jantar no centro comercial, saí do parque -1 que já estava a acumular muita água. À saída do centro comercial a chuva que caía era torrencial. A acumulação de água nas rotundas obrigava (como eu fiz) os condutores inverter a marcha, para não ficarem retidos no meio de tanta água. Uma constante queda de água torrencial. A cidade estava com vários pontos de acumulação de água, fazendo os carros andar de um lado para outro para fugirem aos obstáculos. Horrível.

Última edição:
Boa noite,
Reina a calma no meu posto, vento fraco sem chuva.
T-19.0°C, HR- 92%, hPa -999
A acompanhar

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk