Seguimento Litoral Norte - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início

Ruas alagadas causam constrangimentos a moradores e condutores na Maia.​

24 outubro, 2023 às 15:34.

A forte precipitação que caiu esta terça-feira alagou algumas ruas na Maia e causou constrangimentos a moradores e condutores.

Com a chuva intensa que se fez sentir durante toda a manhã e início da tarde, as corporações de bombeiros de vários concelhos do Grande Porto têm sido mobilizadas para acorrer a pequenas inundações, algumas resultantes do entupimento de bueiros.

www.jn.pt

Acumulados surreais no Minho este mês. Haverão certamente recordes, tendo em conta o que ainda vai cair. A enxurrada do dia 13 também ajudou.

Ponte de Lima (EMA) já deve ter o recorde a esta altura, já vai em quase 540 mm. Vila Verde (CIM) também perto dos 500 mm. :unsure:
1960 e 1987 foram dois anos em que Outubro foi extremamente chuvoso, em especial no noroeste.
Em Outubro de 1960 a Portela do Homem registou 1016mm. Ponte de Lima: 532mm.
Em Outubro de 1987 as estações do Gerês andaram nos 800mm. Ponte de Lima: 576mm.
Dados do SNIRH.

Este ano, parece que Ponte de Lima vai superar esses valores. No Gerês já não existem essas estações. Felizmente aos poucos vão aparecendo estações amadoras. Se não estou em erro a da barragem da Caniçada segue na frente com 549,4mm este mês.

Por volta das 14h30 era torrencial nos arredores de Valongo, a estrada parecia um rio e caíam cascatas de água de alguns muros. Uma estação ( https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IVALON2 ) segue com 71 mm hoje, e 390 mm nos últimos 10 dias :shocking: Não me lembro de tanta chuva em tão pouco tempo nesta zona, e até dia 31 provavelmente ainda cairão uns 100 mm.

Agora, a chuva parou e está mais ameno, com 17ºC.

Em Outubro de 1987

Agora veio-me à memória a tempestade de 15/16 Outubro de 1987 e todos os estragos que fez em particular no Norte, com uma ventania agressiva e que até hoje não voltei a presenciar.

Na minha rua caíram chaminés dos prédios com o vento, telhas, prédios que ficaram sem as chapas todas laterais etc.

A frente fria também foi extremamente activa.

archives-1987-10-14-18-0.png

archives-1987-10-15-12-0.png

archives-1987-10-15-18-0.png

Michael_Fish_1987_storm_forecast.jpg

img_il_87_10_15_a.gif

A grande tempestade de 1987 foi um violento ciclone extratropical que ocorreu na noite de 15 para 16 de outubro, com ventos com força de furacão.

Última edição:
Boa tarde,

A chover bem também pelo Porto e de forma contínua.
O acumulado está nos 4 mm a subir. :rain:

Vento moderado com rajadas de SW e 17.5ºc atuais, 95% HR.

Os 300 mm mensais devem ser atingidos ainda hoje, uma vez que se espera agravamento a partir da tarde ( final do dia).

Boas,

Mais um dia de chuva pela Invicta. Para já fraca a moderada, densa e puxada a vento.
Lá para o fim da tarde deve piorar, ou melhorar, dependendo do ponto de vista :)

4,09 mm acumulados. Outubro segue com 272,29 mm.
17,5 ºC e 92% de HR neste momento.