Seguimento Litoral Norte - Outubro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia.

Ai outubro, trazes o novo ano Ano Hidrológico e começas a prometer mundos e fundos...
Veremos se são só promessas.:brucelee:

Tem-se falado em Rio Atmosférico, mas para já chamo-o de regato ou ribeiro atmosférico.:malandro:

O dia de ontem trouxe um acumulado de 25,6 mm, perfazendo um total de 32,6 mm em 2 dias.
Hoje ainda nada acumulou, ocasionalmente chuvisca. O céu está muito nublado\encoberto, o vento fraco.

Tactual: 18,8ºC
Hr: 89%

Boa noite.

Este vídeo foi captado hoje na Foz do Rio Cávado, do lado de Esposende.

Havia nevoeiro em bancos.
Partilhei o vídeo com alguns amigos que ficaram abismados com o fenómeno, pois dizem nunca ter visto algo tão lindo assim.

Eu estava de costas para Norte e captei o vídeo de Este para Oeste, passando pelo Sul.
A Este sobre a cidade esse banco de nevoeiro que tendo o sol em lado oposto (a Oeste) fez este fenómeno de tipo um arco íris cinzento.
A Oeste havia nevoeiro também, mas no sítio onde eu estava, estava azul.
Resumindo , foi no momento certo, no local certo.

Se alguém souber o nome científico para o fenómeno que o indique.

Tenho um vídeo mais longo a 4K mas já ultrapassa os 225MB.

Este teve que ser assim curto para vos poder mandar. A qualidade do vídeo tive que cortar para full HD, pois em 4K ia ficar pesadão.
Captado com o Xiaomi 12 Pro.

Boa noite.

Aqui há uns anos vi algo muito idêntico, mas não tão "cénico" como o que mostras @MeteoCaxinas .
Penso que foi junto ao mar, não me lembro onde.
Muito interessante a refração da luz não em cores mas em luz "branca".

Por cá o resto do dia foi marcado pelo chuvisco, mantendo superfícies húmidas, no entanto não registei precipitação.
Pela noite o nevoeiro passou a ser companheiro, mais compacto, limitando a visibilidade. Sinal de saturação do ar, proveniente de massa de ar marítimo temperado.
A humidade na minha estação demora a chegar a valores mais altos pelo facto de ter o sensor em abrigo meteorológico.

Tactual: 17,4ºC
Hr: 90%

Por aqui o dia foi marcado por nevoeiro. Durante a tarde levantou um pouco e chegou a aquecer.
TMax 19,7
Tmim 17,2
HMax 97%
Hmin 95%
Rajada max vento apenas 12,9km/h. Media bem baixa. Com rumo dominante inicialmente de Sul e depois da chuva fraca, rodou para Oeste.
Precipitaram 2,0mm

Quanto ao rio que notícias da especialidade enfantizam, pois qualquer frente fria mais ativa, já é um rio atmosférico.
Acho que são iludidos pela imagem gráfica da precipitação nas frentes, e que de facto parece um rio.
Vamos ver o que será especialmente a partir de domingo.
Estou expectante com a aproximação do furacão Kirk que chegará bem próximo e a ocupar uma área geográfica bem grande.

Caricato, seria o Leslie, 6 anos depois voltar a passar por Portugal.
Alguns modelos de longo prazo já o mostram a passar nos Açores e o GFS é um deles.

Boa noite.

Este vídeo foi captado hoje na Foz do Rio Cávado, do lado de Esposende.

Havia nevoeiro em bancos.
Partilhei o vídeo com alguns amigos que ficaram abismados com o fenómeno, pois dizem nunca ter visto algo tão lindo assim.

Eu estava de costas para Norte e captei o vídeo de Este para Oeste, passando pelo Sul.
A Este sobre a cidade esse banco de nevoeiro que tendo o sol em lado oposto (a Oeste) fez este fenómeno de tipo um arco íris cinzento.
A Oeste havia nevoeiro também, mas no sítio onde eu estava, estava azul.
Resumindo , foi no momento certo, no local certo.

Se alguém souber o nome científico para o fenómeno que o indique.

Tenho um vídeo mais longo a 4K mas já ultrapassa os 225MB.

Este teve que ser assim curto para vos poder mandar. A qualidade do vídeo tive que cortar para full HD, pois em 4K ia ficar pesadão.
Captado com o Xiaomi 12 Pro.

Um belo exemplo que sugiro seja também publicado no tópico dos Fenómenos ópticos Atmosféricos! ;)

Caricato, seria o Leslie, 6 anos depois voltar a passar por Portugal.
Alguns modelos de longo prazo já o mostram a passar nos Açores e o GFS é um deles.
Já é Cat.4 e segue no rasto do Kirk... olha que dois vêm lá... ("to boldly go where no man [hurricane] has gone before") :rolleyes:

Já é Cat.4 e segue no rasto do Kirk... olha que dois vêm lá... ("to boldly go where no man [hurricane] has gone before") :rolleyes:
O meu inglês não é forte, mas de facto pelo que sei, no que diz respeito a tempestades tropicais ou extra tropicais que chegaram até nós PT continental lembro da Ophelia, Leslie, Jeanne (1998). O Ivan nesse ano já chegou quase dissipado. E o Vince em 2005 roçou o Algarve.

Quanto a estes 2 (Kirk e Leslie), seria interessante se cá chegassem.

O meu inglês não é forte, mas de facto pelo que sei, no que diz respeito a tempestades tropicais ou extra tropicais que chegaram até nós PT continental lembro da Ophelia, Leslie, Jeanne (1998). O Ivan nesse ano já chegou quase dissipado. E o Vince em 2005 roçou o Algarve.

Quanto a estes 2 (Kirk e Leslie), seria interessante se cá chegassem.

Aquela frase era da série de ficção científica Star Trek, cujo capitão da nave Enterprise era... James Kirk. A tradução livre pode ser "indo ousadamente onde nenhum homem foi antes" :D neste caso, furacão em vez de homem.

Esta hipotética abordagem da península pelo noroeste por um furacão com trajectória de oeste é, de certa forma, ousada e não muito comum.
As previsões neste caso, na verdade, nem sustentam Kirk como furacão até próximo da península, mas ainda pode dar um tempo interessante, de raspão, e uma agitação marítima de respeito..
Quanto a Leslie, ainda é uma incógnita maior.

Ora, muito boa tarde.

E hoje temos tempo seco (húmido pela presença de muita humidade nas superfícies), com vento fraco, não chove, nem choverá, pelo que é aproveitar esta "aberta", já que amanhã a chuva cá chegará e por cá ficará até final da próxima semana. Isto a confiar nas INFALÍVEIS previsões modelísticas. É assim, não é? É pois...:cool:

Venham de lá essas tempestades, esses furacães, essas tempestades tropicalizadas, essas depressões (não que o povo português não as tenha em excesso), a chuva que venha e fuja para o verão eterno do sul. Acho que até a chuva gostaria de aterrar em terreno mais seco e prazenteiro. :D

Tactual: 21,6ºC
Hr: 83%

Boa tarde.

Ainda estamos na forja das frentes que nos darão a muita chuva e chove há bastantes horas seguidas, chuva fraca em geral, neste momento apenas chuvisco.
O vento sopra fraco a moderado de SO, "vento que traz chuva".
O acumulado actual é de 10,0 mm.

Tactual: 19,6ºC
Hr: 88%

Boas,

Mais um dia extremamente húmido, ameno, com nevoeiro muito fechado e chuva em geral fraca, mas persistente.

Neste momento 19.5ºc, vento fraco a moderado de SO/SSO e 97% HR.

6.4 mm acumulados.

Última edição:
Boas,

Dia marcado pelo nevoeiro até mais ou menos à hora do almoço e alguma chuva. 3,99 mm acumulados até a esta hora.
Neste momento não chove. A temperatura continua amena e a HR muito alta. Neste momento, 18,9 ºC e 95%, respetivamente.
Aviso laranja também já levantado para o Porto, aguardemos o que, provavelmente, se segue... :rain::trovao: