Seguimento Litoral Norte - Setembro 2012

Boa tarde

Muito calor por aqui. Mantêm-se a sensação de "tempo abafado";)
O céu encontra-se pouco nublado - cirrus dispersos e moderada neblina (penso que também algum fumo de incêndios misturado).
O vento sopra fraco de NE.

Dados atuais e extremos do dia (até ao momento...):

7jzeM.png

ja começaram a desenvolver Cumulonimbus e ao bocado vi uma congestus a Este.
A instabilidade está se a formar e poderá ja começar amanhã no interior norte e centro.

Sigo com 27,2ºC

ja começaram a desenvolver Cumulonimbus e ao bocado vi uma congestus a Este.
A instabilidade está se a formar e poderá ja começar amanhã no interior norte e centro.

Sigo com 27,2ºC

Pelo que vejo do satélite, suponho que não são cumulonimbus. Cumulonimbus já implica cumulus com grande extensão vertical e precipitação, até depois da fase de cumulus congestus (towering cumulus), e mesmo esses...

http://en.wikipedia.org/wiki/Towering_cumulus_cloud

Suponho que querias dizer simplesmente, "já se começaram a desenvolver cumulus".

E continua a escalada na temperatura...
Neste momento 33,0ºC e 19% de Hr.
Quanto ao vento: varia bastante, ora nulo, ora fraco. Parece-me que as minhas "amigas" aranhas teceram algum tipo de fio no anemómetro que só cede a algumas rajadas de vento. As malandras...:D

Como refere o Miguel96, já se formam alguns cúmulos para o interior mas ainda de pouca expressão.

P.S.: rozzo, Sempre a aprender...:thumbsup:

Pelo que vejo do satélite, suponho que não são cumulonimbus. Cumulonimbus já implica cumulus com grande extensão vertical e precipitação, até depois da fase de cumulus congestus (towering cumulus), e mesmo esses...

http://en.wikipedia.org/wiki/Towering_cumulus_cloud

Suponho que querias dizer simplesmente, "já se começaram a desenvolver cumulus".

A análise neste momento (Sat24: VIS e IR) mostra de facto algumas formações para estes lados (Norte), mas como foi dito não parecem ter grande extensão vertical.
O calor continua. O vento oscila de direcção entre o NO e o O.

29,4°C @ 40%
O @ 12,6km/h

A análise neste momento (Sat24: VIS e IR) mostra de facto algumas formações para estes lados (Norte), mas como foi dito não parecem ter grande extensão vertical.
O calor continua. O vento oscila de direcção entre o NO e o O.

29,4°C @ 40%
O @ 12,6km/h

Agora dei uma espreitadela lá para fora e fiquei espantado com as formações que avisto a SE-E. Talvez sejam pyrocumulus do incêndio em Arganil, como a foto mostra no ->Seguimento Incêndios. Mas nova análise mostra um cluster de formações nesta zona (do Centro ao Norte).

Talvez sejam pyrocumulus do incêndio em Arganil, como a foto mostra no Seguimento Incêndios.

Não me parece, penso ser mesmo a formação de nuvens, que pode originar alguma precipitação no interior, mas nada de significativo.:cool: