Seguimento Litoral Norte - Setembro 2023

Move-se rápido, penso que chegue antes da 1h
5136000f549941e7a379f9864922d867.jpg

Enviado do meu BV4900Pro através do Tapatalk

Primeira DEA em terra foi às 2h42, em Angeiras:

4rHRUmy.jpg
cPupvs7.png

Um pouco mais a norte as estações WU registaram para esta célula entre 7,4mm e 9,9mm (Vila Chã: 5,7 mm em 6 minutos).

As próximas células têm actividade eléctrica forte e concentrada:
Cn6Gb0j.png
IBKoae0.png

Devem entrar em terra bem mais a norte, Viana do Castelo talvez.

Última edição:
Ouve-se trovoada por Vila do Conde, mas ainda vem algo longe!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A primeira, a maior e mais concentrada, passará ao largo de Vila do Conde, indo 'aterrar' um pouco mais a norte.
Entretanto na área do Porto, com a entrada de novas células, há estações com acumulados superiores a 15mm.
WU de Ramalde com 18,1 mm em 1 hora, 15,0mm em Paranhos, por exemplo. Já está justificado o aviso amarelo e pode até justificar mais nas próximas horas.

Última edição:
A primeira, a maior e mais concentrada, passará ao largo de Vila do Conde, indo 'aterrar' um pouco mais a norte.
Entretanto na área do Porto, com a entrada de novas células, há estações com acumulados superiores a 15mm.
WU de Ramalde com 18,1 mm em 1 hora, 15,0mm em Paranhos, por exemplo. Já está justificado o aviso amarelo e pode até justificar mais nas próximas horas.

Sim pelo radar assim o parece, mas não se se ao entrar em terra, elas não enfraqueçam…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nota se que as células perdem a atividade elétrica após tocarem em terra.
Para já e aqui pelo Porto, tudo muito calma ouvi "ribombares" de trovoada desde as 3 da manhã quando aquela célula ainda estava a encher e com muita atividade elétrica em alto mar. Mas assim que se aproximou do litoral perdeu a atividade elétrica.

Vai caindo uma boa chuva. E olhando à deslocação das células com o radar não me parece que haja mais atividade elétrica por agora para esta zona.

Bom dia,
Madrugada com chuva forte e alguma trovoada audível ao longe. :rain: :trovao:

23.8 mm acumulados até ao momento.

18.3.ºc, vento moderado de S/SSE e 91%HR.

1 603,8 mm no ano hidrológico (desde 01/10/2022).

Última edição: