Boa tarde.
Lá choveu, fraquito, esta madrugada.
Estou com o Juanma Moreno, presidente da junta da Andaluzia: "... "en días como hoy, es necesaria la precaución y no poner vidas en riesgo. Pero también hago una llamada a la reflexión: si un organismo público alerta de “peligro extremo” debe estar muy seguro, porque eso tiene consecuencias sociales y económicas..."
Epá! Aviso amarelo...aqui só cairam 1,2 mm de chuva esta madrugada. Estive a dormir de madrugada quando podia ter estado a ver um filme, ou coisa pior, as terríveis imagens das inundações em Espanha. Não se faz!
Claro, estou a brincar com a situação; não deu em nada mas o potencial estava nos modelos meteorológicos, passou ao largo o pior. Ocasionalmente também sou crítico, nomeadamente a forma de acompanhamento nas situações mais graves, onde o IPMA tem de estar 24\24h activo, se necessário passar de um aviso amarelo para um vermelho ou de sem aviso para qualquer nível de aviso. Claro que a seguir as restante entidades (protecção civil, bombeiros, autoridades policiais, etc.) também tem de ter a mesma eficaz e pronta resposta.
Nas situações mais básicas é que se treinam os protocolos de preparação para as mais graves.
Há bocado efectuei nova manutenção da EMA de Paços de Ferreira. Hoje só tinha 0,2 mm de acumulado. Obviamente um erro. Não estava entupido o udómetro, suspeito ou de falha no software ou então no udómetro em si. Vou reportar ao IPMA - espero que resolvam a situação no prazo mais breve...possível.
O céu mantém-se muito nublado, com pequenas abertas - aí o sol sente-se bem.
O vento vai soprando fraco a moderado, por vezes com rajadas.
Tactual: 23,6ºC
Hr: 63%