Seguimento - Maio 2006

  • Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Aqui em minha casa já chegou aos 31,2ºC ás 15:25, agora o céu está completamente nublado com algum vento e a temperatura desceu para os 26,8ºC que tenho neste momento. Estou com esperanças numa trovoadazita :hehe:

A minha minima foi de 19,3ºC :shocking: :sweat:
 
Por aqui, a temperatura já chegou a 32,4ºC.
Neste momento, 27,5ºC e céu nublado.
 
é verdade da para ver nesta ultima hora um bom desenvolvimento nalgumas zonas arrisco a dizer que daqui a mais umas horinhas tenhamos boas trovoadas no estremo norte de Portugal interior norte e no interior do Alentejo!!!:p
 
Segundo o Estofex existe uma boa possibilidade para as bandas do Ne de Portugal:D
http://www.estofex.org/
" Iberian Peninsula

Saharan EML is currently overspreading the SRN Iberian Peninsula ... which should result in weakly unstable and capped inverted-V profiles. A few isolated TSTMS may develop in the late afternoon hours ... and could produce very strong/severe outflow winds. Weak shear and weak forcing for UVVs should limit allover extent of severe threat ... and a categorical risk is not necessary ATTM. "
Para a Polónia é que a coisa está feia
Poland

Models advertise weak CAPE across Poland ... and later in the day across Belarus/extreme W Ukraine ahead/underneath of strong vort max. Current thinking is that the CAPE is associated with well and deeply mixed polar air ... though chances seem to exist that TSTMS will also form within weak warm sector ahead of the upper trough. Kinematic fields will be quite favorable for severe evolution ahead of the front where strong SRH is expected. In its wake ... shear should still be sufficient for strong wind gusts and some hail that may locally attain severe levels despite weaker low-level kinematic fields.
 
Acerca da "mosquitada" e outros insectos

Desde sábado que as praias (do Guincho à Ericeira e noutros pontos) registaram uma invasão de pequenas "moscas da fruta" verdes e pretas e vários tipos de borboletas, nas horas de maior calor, por toda a costa.
Hoje, devido ao vento que se fez sentir na costa oeste, já os nossos "bugs" mudaram de poiso. Talvez devido às últimas chuvadas recentes e ao aumento de temperatura repentino vindo do norte de África tenham eclodido milhares de bicharocos ou tenham emigrado da costa norte africana.
Se não forem para as cidades já é uma sorte. :eek:
 
Bem... este foi um FDS bem quentinho... Em Famalicão a máxima atingiu os 36ºC. Alguém registou temperaturas superiores??? as noticias dizem que santarem foi a cidade mais quente (37º):)
 
Luis França disse:
Desde sábado que as praias (do Guincho à Ericeira e noutros pontos) registaram uma invasão de pequenas "moscas da fruta" verdes e pretas e vários tipos de borboletas, nas horas de maior calor, por toda a costa.
Hoje, devido ao vento que se fez sentir na costa oeste, já os nossos "bugs" mudaram de poiso. Talvez devido às últimas chuvadas recentes e ao aumento de temperatura repentino vindo do norte de África tenham eclodido milhares de bicharocos ou tenham emigrado da costa norte africana.
Se não forem para as cidades já é uma sorte. :eek:

Por acaso o raio dos bichos são chatos...colam-se ao corpo...qd tive na praia, andei a comer mosquitos... :angry:


http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1258682&idCanal=76



Praga de mosquitos provoca debandada das praias e lança caos no trânsito
28.05.2006 - 18h19 Publico


Uma praga de mosquitos invadiu hoje a Costa da Caparica, o que levou várias pessoas a abandonar as praias e deixou o trânsito completamente parado, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros e Protecção Civil.

De acordo com o Comando Distrital de Setúbal do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), o aparecimento de uma praga de mosquitos na Costa da Caparica causou uma debandada de pessoas e deixou o trânsito completamente congestionado entre a Costa e a Charneca da Caparica.

Augusto Tomás, do SNBPC, afirmou que o aparecimento deste “número extraordinário de mosquitos não é normal do ponto de vista sanitário”, mas salientou que “não foi detectado nenhum perigo para a saúde das pessoas, para além do natural incómodo”.
Para fazer face a eventuais problemas de saúde ou de trânsito, tanto os bombeiros como a Guarda Nacional Republicana (GNR) já reforçaram a vigilância daquela zona.

Os bombeiros disponibilizaram três ambulâncias para a zona da Charneca e têm estado em permanente contacto com a Direcção-Geral da Saúde, ao passo que a Brigada de Trânsito da GNR disponibilizou mais efectivos para patrulhamento das vias, disse a mesma fonte. O Serviço Municipal de Protecção Civil de Almada também reforçou a vigilância da zona, acrescentou.

Segundo o responsável, a praga de mosquitos que se faz sentir, sobretudo “na periferia de Lisboa”, deve-se às temperaturas elevadas no Norte de África, que “empurraram” os mosquitos para cima em busca de zonas menos quentes.

Os primeiros insectos terão aparecido no sábado, mas não terão causado os transtornos verificados hoje, afirmou, acrescentando que tal se poderá explicar, “ou porque havia menos mosquitos, ou menos pessoas na praia”. A Polícia Marítima confirmou igualmente a existência de uma praga de mosquitos desde a Fonte da Telha até à Costa da Caparica.
 
Provavelmente na pouca água parada existente e com um aumento subíto da temperatura os ovos desenvolveram-se rapidamente e ao mesmo tempo, quando normalmente seria de uma forma gradual..:confused:
Não me ademira nada daqui a uns anitos o regresso da Malária!:(