Seguimento - Maio 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia!

Extremos de ontem:

Tmin 14,4ºC
Tmax 25,2ºC

Hoje o dia amanheceu com céu encoberto e chuva fraca, pressão em 1011hPa. Embora a temperatura às 8h30 fosse de 16,6ºC (e a partir daí começou a subir), a verdade é que a mínima que a estação registou foi sem dúvida um momento de loucura (4ºC às 5h45m). Pelo que assim hoje não tenho mínima matinal. :wacko:

Eu sabia que não devia ter deixado a estação ao pé da TV. Depois de ter visto "o dia depois de amanhã", a estação pensa que os intervalos das nuvens trazem queda repentina das temperaturas :lol: Algum psicólogo de estações do LIDL pode-me auxiliar :D

Agora a sério não me perguntem o que aconteceu que eu não sei, e ja basta o ar de parvo com que fiquei a olhar para a estação hoje :disgust:

Carta de análise:
analisemc5.png

é pena que encontre sempre alguma inércia nos membros quando solicito dados:(

Uma coisa em relação às imagens de satélite que achei estranho:

É certo que a forte actividade convectiva está no sudeste peninsular nesta altura. Mas por exemplo aqui em Coimbra (e até onde a vista alcança) o céu esta encoberto de nuvens surpreendentemente negras! Mas no entanto o satélite parece demasiado "limpo" :huh:

Agora: 18.5ºC , 79% HR , 1012.5 hPa , céu muito nublado e vento moderado;)

Mínima = 12.9ºC :w00t:

Ontem esteve mais calor do que se previa:D
Belas imagens da nossa serra Gil!;)

é pena que encontre sempre alguma inércia nos membros quando solicito dados:(

Bom dia!:)

Desculpa lá Rog! Não foi por mal, mas só liguei o computador agora.:hehe:

Por aqui céu muito nublado, vento fraco a moderado de Noroeste e muitos cumulos.
A temperatura está nos 17,7ºC e a humidade nos 70%.

Hoje a minima foi de 14,7ºC.

Uma coisa em relação às imagens de satélite que achei estranho:

É certo que a forte actividade convectiva está no sudeste peninsular nesta altura. Mas por exemplo aqui em Coimbra (e até onde a vista alcança) o céu esta encoberto de nuvens surpreendentemente negras! Mas no entanto o satélite parece demasiado "limpo" :huh:

Isso é devido às imagens acima serem de infravermelho. Quanto mais frio for o objecto mais a branco fica na imagem, e quanto mais quente mais escuro. O topo das nuvens altas têm temperaturas muito frias dai aparecerem a branco, e até cirrus são facilmente identificáveis nestas imagens por esse facto. Nuvens mais baixas apresentam uma temperatura mais alta em relação a outras nuvens mais altas, nestas imagens aparecem algo esbatidas com tonalidade idêntica à da terra. São mais facilmente identificadas nas imagens de satélite no visível.
No visível pelo contrário, quanto mais espessa for uma nuvem, mais brilhante fica no satélite, mas é difícil identificar a altura destas, pelo que utiliza-se dados do infravermelho e do visivel por vezes em conjunto.

Nesta imagem de satélite das 9h é mais fácil identificar: nuvens a branco mais altas e frias com vários cumulunimbus à mistura, nuvens com tom amarelo são nuvens baixas.
71882012fr5.jpg

Isso é devido às imagens acima serem de infravermelho. Quanto mais frio for o objecto mais a branco fica na imagem, e quanto mais quente mais escuro. O topo das nuvens altas têm temperaturas muito frias dai aparecerem a branco, e até cirrus são facilmente identificáveis nestas imagens por esse facto. Nuvens mais baixas apresentam uma temperatura mais alta em relação a outras mais altas, nestas imagens aparecem algo esbatidas. são mais facilmente identificadas nas imagens de satélite no visivel.

Totalmente entendido! Muito obrigado!

Oh rog tem calma... muitos certamente ainda estão a dormir ;)

Tenho pena de não poder contribuir mais cedo com dados, mas não tenho net em casa e só qd o tempo permite é que passo por aqui. Mas vou tentar Rog ;)
Por aqui choveu bem por volta das 11:50. O ceu neste momento está bem carregado.
Pressão 1010.9hPa
Temp: 15.4ºC
Desde as 00h até ás 9h da manha, o pluviómetro já tinha facturado 3.1 mm.

Rog eu só posso vir a net na hora de almoço da parte da manha:(
A mínima aqui foi de 16,0ºC
Agora vou com 21,5ºC,53%HR,1012,9hpa e vento fraco o céu está muito nublado mas com boas abertas...

Boa tarde!

:D:D Obrigado pelos comentários

Aqui a mínima foi de 14,1ºC (Rog... eu tenho aulas cedo, e por vezes acordo mesmo em cima da hora:hehe: e não dá para vir ao computador... depois, só da para vir quando as aulas acabam... (acabaram há pouco)... mas sempre que posso coloco os dados o mais rápido possivel;))

Neste momento tenho 17,2ºC
Humidade a 70%
Pressão a 1012 hPa
Vento a 14,4 km/h

Hoje, durante a madrugada cairam 1,5mm de precipitação:D

Mínimo Hoje: 14.2 ºC (02:04)

Os meus dados sabes sempre onde encontrar, assim não tenho que acordar cedo :D pelo menos por esta razão :(

A mínima de hoje foi a 2ª mais alta do ano