Seguimento - Maio 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bem, parece que já nada se vai alterar até às 23:59.
A temperatura está estável nos 14,0ºC. A humidade alta: 95%.
O céu encoberto por nuvens baixas, e algum nevoeiro.
Mas nada de precipitação há já algumas horas.

Extremos de hoje:
Tmin: 13,1ºC
Tmáx: 20,0ºC
Precipitação: 13,8mm

E já que estamos a meio do mês de Maio, deixo aqui o panorama até agora registado:
Tmin média: 12,9ºC
Tmáx média: 21,5ºC
Precipitação até ao momento: 18,7mm.

Por cá dia de céu com muita nuvem e chuva das 13h00 ás 19h agora o céu encontra-se muito nublado.

Tive uma máxima de 22.1ºC e agora estou com 14.5ºC quanto a percepitação registei 12 mm :w00t:

A pressão está nos 1010hpa o vento está nulo/fraco.

rankingnl0.png

Continua a actividade convectiva a SW

anim-25.gif

Mas pela última saída do GFS das 18z parece que só se aproximará do Algarve. Veremos se está ou não certa a previsão.

gfs-5.gif

O wetteronline prevê mais ou menos a mesma coisa:

E no radar, é bem visivel alguns pontos intensos mesmo ao largo de Sagres.

A festa esta noite, é no Algarve;)

Por aqui, a noite segue tranquila.
13,0ºC de momento.

Dado curisoso em relação à precipitação do dia 15 ocorrida em Lisboa:
O Geofisico de Lisboa registou 18,5mm ao passo que a Gago Coutinho apenas registou 10,1mm.
Estações tão próximas e ainda assim com tanta diferença.
O mesmo posso dizer ao comparar a precipitação que registei, com a verificada na Portela.
Uma precipitação que à partida e segundo o radar, parecia tão uniforme na área metropolitana de Lisboa, e afinal não foi:hehe:

Boas. Por aqui tenho neste momento uma temperatura de 8,0ºC, o céu já se encontra menos nublado e portanto a temperatura desce com mais facilidade.

A mínima foi de 8,5ºC e a máxima de 16,2ºC, que foi atingida num pequeno espaço de tempo numa aberta em que o sol "iluminou" o meu bairro. Na estação do IM a máxima foi de 14,8ºC. Durante o dia recolhi 4,5 mm de precipitação, como tem sido habitual esta zona foi das que registou menor precipitação no país, excluindo o Algarve.

Apesar destes dias mais frescos que a comunicação social diz serem anormais para esta época, a média deste mês aqui em Bragança continua acima da média normal 1961-90.

Passas por Coruche depois pela azervadinha andas uns 15 Km e depois é o couço é fácil:)

Se calhar era melhor meteres no teu perfil "Couço, Coruche" em vez de apenas "Couço", para todos localizarem mais facilmente ;)

Dado curisoso em relação à precipitação do dia 15 ocorrida em Lisboa:
O Geofisico de Lisboa registou 18,5mm ao passo que a Gago Coutinho apenas registou 10,1mm.
Estações tão próximas e ainda assim com tanta diferença.

Na actividade convectiva isso é recorrente.
Não há homogenidade nos registos porque ela não existe na atmosfera.
Pelos vistos , a forte precipitação ocorrida em P.Rubras (Grande Porto) entre as 20 e as 22 h na última noite foi exclusivo.
À volta, o que precipitou , não é nada comparável.
Hoje, na região centro/sul assim ocorreu.
Nas próximas horas também o Algarve ,ao que tudo o indica,assistirá a tais discrepâncias.
Na convectividade ,há o dilúvio no vizinho e a seca pelo nosso caminho.
Ou vice-versa...

Por aqui, depois de uma tarde quase soalheira,
estão 11.1º ,céu quase limpo e sem vento.
A Pressão segue baixa: 1009.6 hPa.

Na actividade convectiva isso é recorrente.
Não há homogenidade nos registos porque ela não existe na atmosfera.

Tem toda a razão. Mas se reparar no radar da intensidade de precipitação do IM, entre as 12h e as 19h, parece que a quantidade de precipitação que caiu entre Oeiras e o Oriente, entre o Cais do Sodré e Odivelas, foi basicamente a mesma. O que na verdade não aconteceu. Lá está, devido à actividade convectiva, que pelas imagens de radar é pouco diferenciada.;)

Sigo com 12,7ºC
A minha humidade não mexe dos 95%.
E já caiu um aguaceiro fraco: 0,2mm até ao momento.

Se calhar era melhor meteres no teu perfil "Couço, Coruche" em vez de apenas "Couço", para todos localizarem mais facilmente ;)

Fil, o que tu foste escrever... Não digas a uma pessoa do Couço que é de Coruche! Imagino que tenha sido uma provocação bem intencionada :lol:

Abraços a todos, estou no fim de uma temporada curta aqui na zona temperada e volto para a semana para latitudes mais equatoriais, para a terra dos fenómenos convectivos. Conheço bem isso de ver chover no quintal do vizinho... Vou sentir saudades das frentes!