Seguimento - Maio 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Sigo com 14,7 ºC, chill a 14 ºC, 79 %, 1016,0 hPa, 16 km/h de ONO e 4,6 mm acumulados desde as 0h.
Começo a ficar farto deste tempo. Tenho saudades das vagas de calor, das tardes com máximas superiores a 40 ºC e daquelas noites em que mal se consegue dormir por causa do calor.

Olá, José Leça.

Provavelmente, a temperatura não deve ter atingido esse valor.
A tua estação pode tê-lo registado devido à radiação difusa, que é mais intensa nos dias de céu muito nublado, por isso, não te espantes com essa máxima, ela nunca deve ter ocorrido, mas a radiação difusa faz com que a medição das temperaturas fique deturpada, mesmo que o sensor esteja à sombra.
Daí que eu recomende a utilização de um radiation shield, que protege o sensor da radiação difusa, que é capaz de inflaccionar os valores da temperatura em cerca de 4 ºC e digo-o por experiência própria.
Tenta arranjar um abrigo para o sensor, um radiation shield ou então, quando comprares uma estação mais aprimorada e profissional, não dispenses um radiation shield, pois é fundamental para combater e minimizar os efeitos da radiação difusa, que inflacciona as temperaturas medidas e torna os registos duvidosos.
Este é o conselho de quem defende o rigor e zela pela qualidade dos dados aqui publicados.

Cumprimentos. :)

Obrigado pelo esclarecimento, Daniel.:D Siceramente não sabia que a radiação difusa era mais intensa com céu nublado. É por isso que adoro o forum: estou sempre a aprender com vocês:thumbsup:
Maldita radiação difusa!:angry:
Mal tenha oportunidade financeira vou arranjar um radiation shield

ESTREMOZ (Hoje): Temperatura máxima - 21,0 ºC (14h49); Temperatura actual - 14,0 ºC; Pressão atmosférica - 1015 hPa.

Aguaceiros dispersos durante a tarde; chuva moderada a forte durante cerca de meia hora, já depois das 21h00.

ESTE MÊS: Temperatura mínima - 7,7 ºC (dia 1); Temperatura máxima - 28,2 ºC (dia 6).

Tenho saudades das vagas de calor, das tardes com máximas superiores a 40 ºC e daquelas noites em que mal se consegue dormir por causa do calor.

Num registo diferente, quero partilhar com vocês o facto de que a minha horta em Oeiras está a delirar com a humidade, com as manhãs de orvalho, com os aguaceiros, com as abertas de sol intenso (estamos a um mês do solstício!) e com as temperaturas amenas. Hoje comi uma taça cheia de morangos silvestres - eles andam cá no quintal há uma data de anos mas nunca tinham dado mais do que meia dúzia de moranguitos, agora invadiram a horta e é ver os pontinhos encarnados por todo o lado, no meio das alfaces e tudo (é uma horta muito "bio")!

Neste momento, parece-me que temos uma Primavera típica, depois da "correcção" em Abril e de um Inverno mais seco. O que vaticinam os agrometeorólogos para o Verão? Não vou estar cá para ver, parto de regresso a Luanda depois de amanhã para uma temporada daquilo a que se chama cacimbo - uma verdadeira monotonia que dura quatro meses (mínimo).

Abraços

Bom dia!:D

Aqui a minima foi de 12,9ºC pelas 2:53:):)

Neste momento sigo com 16,6ºC:hehe:
Humidade a 82%
Pressão a 1016 hPa

Céu muito nublado...

Durante a noite choveu... :D e acumulei 1,0mm:D

Mínimo Hoje: 12.3 ºC (03:18)

Agora o céu está Parcialmente Nublado.

O que o Daniel referiu sobre a radiação difusa é pura verdade.

Ficam 2 exemplos de radiação lidos pela minha estação num dia de céu quase limpo e outro de muito nublado.

solar2sm4.jpg

solar1sy8.jpg

Analizando os 2 gráficos salta à vista a radiação máxima atinjida nos 2 dias. No dia de céu limpo a radiação não passou os 1000w/m2 e no dia de céu muito nublado passou os 1300w/m2

A isto tudo há a acrescentar que nos dias com nuvens, estas refletem ainda mais radiação para a sombra.

O mesmo acontece com o sensor de UV e não seria de esperar outra coisa.

Bom dia:

Extremos de ontem:

Tmin 15,0ºC
Tmax 23,1ºC

Hoje acordei com uma quente mínima de 16,9ºC, pressão em 1016hPa. O céu está encoberto e durante a madrugada registaram-se alguns periodos de chuva.

Boas,

15mm :rain: registados por cá ontem.

Hoje a manhã tem estado...cinzenta mas amena :cool:

Temp. 16,8ºC
Humid. 74%
Pressão 1015hPa
Vento 1,0 N

Bom feriado ou fds prolongado :thumbsup:

a minha horta em Oeiras está a delirar com a humidade, com as manhãs de orvalho, com os aguaceiros, com as abertas de sol intenso (estamos a um mês do solstício!) e com as temperaturas amenas. Hoje comi uma taça cheia de morangos silvestres - eles andam cá no quintal há uma data de anos mas nunca tinham dado mais do que meia dúzia de moranguitos, agora invadiram a horta e é ver os pontinhos encarnados por todo o lado, no meio das alfaces e tudo (é uma horta muito "bio")!

Que inveja:angry::angry:

parto de regresso a Luanda depois de amanhã para uma temporada daquilo a que se chama cacimbo - uma verdadeira monotonia que dura quatro meses (mínimo).Abraços

Que saudades:sad::sad: