Seguimento Marítimo 2012 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Pelo Litoral Oeste água fantástica,e mais um dia de praia incrivel.Vento nulo todo o dia e sol !
Grande Agosto.
A ondulação praticamente inexistente. Parece as Caraibas :D
 
Diria que as águas a nível global estão com anomalia positiva de temperatura.
Reparem só na costa portuguesa, está tão quentinha. Tanta água quente ali ao lado para alimentar algum sistema ciclónico que comece a fazer trajecto por ali.

201209051710zglsstmm.gif


201209051710zglanommm.gif

Copyright © 2012 Weather Underground, Inc.
 
Alguém sabe como esta a temperatura do mar na Figueira da Foz? Espero que esteja esse caldo que falam quando regressar a Portugal :D
 
No sábado passado, na praia do Osso da Baleia (concelho de Pombal), o mar estava divinal - bandeira verde, quase sem ondas, e uns fantásticos 21,5ºC (segundo a informação do praiaemdirecto.com) ;)
 
Situação da apanha de bivalves no Algarve

Segundo o último comunicado divulgado hoje, dia 15 de Outubro.

Segundo precisa o IPIMAR, a interdição temporária está relacionada "com a presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares".

A presença da toxina PSP foi detectada na zona litoral Olhão e Faro, e na Ria de Alvor nestas zonas está proibida a apanha em todos os locais. A presença da toxina DSP na zona litoral entre Tavira e Vila Real de Santo António, na zona litoral entre Olhão e Faro, na zona litoral entre Portimão e Lagos e na Ria Formosa de Tavira a Vila Real de Santo António.

O IPIMAR especifica ainda que, na zona litoral entre Portimão e Lagos é só apanha de mexilhão e ostra é que está interdita, na Ria de Alvor é só apanha de mexilhão que está interdita, na Ria Formosa entre Vila Real de Santo António e Tavira são todas as espécies excepto a ameijoa - boa nas restantes zonas litorais a apanha está interdita a todas as espécies

A interdição, decretada pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), deve-se à presença das toxinas PSP, que podem causar intoxicação paralisante e a presença das toxinas DSP que podem causar intoxicação diarreica refere aquele instituto em nota divulgada na sua página de Internet.

Fonte: Tempo no Algarve

Impressionante e continua a proibição da apanha de bivalves na costa, tenho amigos meus que já começam a passar fome com esta proibição que dura já vários meses.
 
Boas.

Fiz este video á pouco, por volta das 14h e 30m no Paredão de Cascais, mais concretamente na Praia das Moitas.
É visível uma barreira de areia junto ao paredão, possivelmente foi feita por trabalhadores da câmara municipal de Cascais, de forma a tentar salvaguardar os bares/cafés da forte ondulação e da maré (dado que é maior do que o normal).



p1120053u.jpg

p1120047e.jpg
 
Editado por um moderador: