Ondas gigantes com 13 metros ameaçam litoral
Os dez distritos do Litoral estão sob alerta laranja (o segundo mais grave) devido à forte agitação marítima, com a previsão de ondas que podem atingir os 13 metros. No molhe da Foz do Douro, no Porto, as autoridades proibiram o estacionamento de automóveis, por motivos de segurança.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro são os distritos que permanecem com aviso laranja, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Avisa a Autoridade Nacional de Proteção Civil que o período crítico a norte do Cabo Raso termina às 06h00 de hoje. As más condições do mar deverão continuar a sul do mesmo cabo até ao final da tarde de hoje.
A forte agitação marítima determinou que ontem, ao início da noite, permanecessem encerradas as barras de Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Foz do Douro, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.
Para amanhã, no continente, as condições vão piorar, com a previsão de períodos de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão de granizo e acompanhados de trovoada no Norte e Centro. Previstas estão também a queda de neve acima dos 600 metros e rajadas de vento de 90 km/h.
http://videos.sapo.pt/RnWWqFRLFNtUlLfgObl0
Fonte: CM