Seguimento Marítimo 2014 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Hoje cerca das 4 da tarde foi alertado que o Veleiro "Paris Asia" encontrava-se a navegar a cerca de 20 Mn a NW de Leixões e com algumas limitações a nível de máquina e vela.
Foi prestado apoio até entrar em Leixões.
Ondulação cerca de 5 a 6 metros e vento de 60 a 70 Kmh.
O referido Veleiro participou na Prova "Route du Rhum", comandado pelo velejador solo Ricardo Diniz, único português nesta prova entretanto desclassificado.

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Segundo o Garret McNamara para a semana as ondas na Nazaré vão bombar..

Para mim hoje seria o melhor dia, com ondulação grande, longos períodos e vento fraco, mas eles lá sabem. Lá para Sexta e Sábado vai estar muito interessante em termos de swell (+ 5m, 16s), mas as previsões apontam para vento moderado a forte, o que vai estragar essas ondas e provavelmente inviabilizar o McNamara entrar na água...
 
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Muito interessantes as conclusões desta comunicação. Apesar das tendências positivas para Leixões penso que 2014 pesa muito, veremos nos próximos anos se isto não ficará mais equilibrado. Ainda falta fazer uma leitura mais cuidada. Julguei que tivéssemos uma ondógrafo algures na zona de Lisboa. Duas bóias apenas com séries de observações não coincidentes e incompletas tornam difícil sustentar a validade das conclusões, como aliás a comunicação termina dizendo. Para mim é especialmente o facto de uma série começar em 1981 e a outra em 1994 que não permite, sobretudo, tirar conclusões de comparação entre a agitação a noroeste e sudoeste. Vou tentar estimar a sensibilidade dos resultados simulando os valores em falta.
 
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Ainda pensando sobre esta comunicação. Um país como o nosso, com uma enorme área marítima, e só tem dois dispositivos de observação instalados, e, mesmo assim cheios de falhas de observação. Alguma coisa tem de mudar se quisermos levar as nossas responsabilidades sobre tão grande área a sério, e se quisermos que nos levem a sério nas reinvidicações dessa área. É tempo de nos viramos decisivamente para o mar e sermos assumidamente o País marítimo que sempre fomos.
 
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