guisilva5000
Super Célula
Algarve = Caldo
No mapa do IPMA a costa algarvia aparece com 25ºC, mais alta que na Madeira!
No mapa do IPMA a costa algarvia aparece com 25ºC, mais alta que na Madeira!
Já estive há uns anos em Monte Gordo e nessa altura fez-me um bocado confusão a temperatura da água, isto porque cá fora estariam cerca de 34ºC e na tentativa de me refrescar um pouco no mar acabou por ser pior ainda. Já nessa altura me interrogava se num futuro próximo com as mudanças climáticas não poderíamos vir a ter furacões de cat1 ou 2 a rondar o Sul da Península. Quem sabe um dia..
penso que a água do Mar a Norte de Lisboa é mais fria devido sobretudo há nortada que é bem mais intensa acima de Lisboa do que abaixo de Lisboa.Boa noite,
A divisão Norte / Sul?
Os meus amigos portugueses dizem que a temperatura da agua do mar norte de Lisboa é "normalemente fria", mas a sul de Lisboa é "pode ser morna". Este é um gráfico de temperatura do mar recente da IPMA. Podes ver a cor do calor a ser frio (azul) até Lisboa, mais sul de Lisboa a cor é vermelho, represantando um pouco da calor.
Alguém sabes, por favor, em termos simples, porque a água norte de Lisboa é supostamente frio? E ao sul Lisboa a água é morna?
Se mora no Norte, encontra o tempartura do mar morna ou não? Eu quero descobrir a Costa Norte, meu amigo dizer que ele visite Praia do Moldeo e em setembro 2011 foi surpreendentemente morna, mas nem sempre é assim.
Eu gostaria de ouvir de pessoas que vivem na costa norte e como a experiência de banho é.
Muito obrigado amigos/amigas!
É basicamente isso, a nortada é o grande motor da temperatura do mar durante o Verão. Mantém o litoral norte/centro sempre com temperaturas nos 15-18ºC, algo normal. O que acontece é que o vento "empurra" as águas da costa para longe da mesma, surgindo as águas profundas mais frias à superfície.penso que a água do Mar a Norte de Lisboa é mais fria devido sobretudo há nortada que é bem mais intensa acima de Lisboa do que abaixo de Lisboa.
Por falar em água fria a água mais fria que apanhei na vida foi na nascente do Agroal (concelho de ourém ) mesmo em praias do norte litoral nuca apanhei água tão fria.
Boa noite.
Ainda pelos Algarve's...
Por cá tem sido dias de praia óptimos, com sol e calor, calor que veio a diminuir de 4.a feira para cá, fruto do vento noturno e da manhã, de NO, e da tarde de SO.
Ontem pelas 11h medi 21,0°C a temperatura da água; já pelas 17h medi 24,0°C. Hoje de manhã medi 20,5°C e de tarde a água estava bem mais quente (o termómetro avariou!).
Antes de 4.a feira estava um "senhor" caldo, fruto dos ventos de SE e S...
O vento é mesmo um motor de aquecimento ou arrefecimento do oceano.
Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk