Seguimento Meteorológico - Europa 2024

Últimos dias passados na cidade de Madrid e marcados por bastante calor, como já seria expectável nesta altura.
Terça-feira foi o pior dia com a temperatura a chegar aos 38,8ºC na estação do Retiro e 39,9ºC no Aeroporto. Poeiras também presentes neste dia, como se pode ver pelo poente:
P6HVF4a.jpeg

Restantes dias igualmente quentes com máximas a rondar os 37/38ºC, mas com menos poeiras.
Deixo mais umas fotos:
ZmZMa5N.jpeg

9QaD6YR.jpg

Hoje foi o dia mais "fresco" e para grande surpresa minha, caiu uma valente carga de água ao início da tarde com trovoada e granizo à mistura. Foram uns 10/15 minutos de chuva muito intensa, tanto que os acumulado até são expressivos para o curto espaço de tempo.
Madrid, Retiro: 14.7mm
Madrid, Ciudad Universitaria: 12.0mm

Alguns mammatus antes da chegada da trovoada:
HzWB8XA.jpeg

Espanha tem cada evento convectivo assustador. :surprise:
E cada vez mais frequente.
Este ano até nem me parece ter havido muitos episódios ou pelo menos fico com a sensação de que o @Pek não tem partilhado tantos como noutros anos :D

Este ano até nem me parece ter havido muitos episódios ou pelo menos fico com a sensação de que o @Pek não tem partilhado tantos como noutros anos :D

Sim, é verdade que, por falta de tempo, não tenho podido fazer muito seguimento estas semanas, mas este verão tem sido relativamente «calmo» até agora.

Estado do teto dos Pirenéus este verão. Aneto (3404 m, província de Huesca).

GUAcritWcAEy9sP

Comparação do estado do glaciar da Maladeta (3312 m, província de Huesca) neste verão em relação a datas semelhantes em 2023, 2021 e 2019.

Sollavientos (província de Teruel) hoje

Villaroya de los Pinares (província de Teruel) hoje

Fortanete (província de Teruel) hoje

Neste verão «calmo», já se registaram sete episódios de saraiva severa >5 cm.

Última edição:
Recorde de temperatura da água do mar na boia de Dragonera (Mar das Baleares)

1000028979.webp

Mas atenção aos próximos dias

1000028983.webp

1000028984.webp

1000028980.webp

1000028981.webp

1000028982.webp

:rolleyes: Talvez seja um bom momento para começar a proteger os para-brisas dos veículos e outras estruturas.

Última edição:
Também tenho tido essa impressão, mesmo em Espanha não tem havido assim tantos episódios de trovoada este verão em comparação com outros anos... Em Portugal, é que já sabemos o que a casa gasta... :D