Agora estamos no ponto máximo de umidade, essa época que o sol chega no máximo possível, no Japao tem um efeito curioso, o Japao é uma ilha mas o seu clima nao aparenta ser de ilha (a parte de Nagano ) mas com o sol em quase potencia maxima (77graus) o nível de evaporação atinge tal nível que parece que todo o pais fica com clima de ilha superchuvosa.
Qualquer coisa chove ! ate mesmo aquelas nuvens finas com céu ensolarado faz chover!!! isso dura ate meados de mes 7 qualquer coisa faz chover!
Isso me faz lembrar(2009-2010) quando morei em Sado (ilha no estado de Niigata ) em finais de outubro quando cheguei a ilha o clima era bem semelhante tudo fazia chover, essa epoca (outubro-dezembro) as massas de ar frio da siberia comecam a descer e na area do Mar do Japao so chove ! tudo faz chover qualquer coisinha mesmo.
E como o ar frio da siberia é muito intenso as tempestades sao colossais ! com raios trovoes granizo é um espetaculo a parte e quanto mais vai chegando proximo do final de ano as tempestades ficam mais furiosas! um pouco antes de virar verdadeiros furacoes de neve! é um show raro o clima do mar do Japao !
Ano retrasado quando tive o prazer de morar 2 meses em Nagaoka (Niigata) novembro e dezembro(fui nessa epoca exatamente para pegar o maximo do clima extremamente umido dessa temporada), peguei o começo dessa epoca extremamente chuvosa da area do mar do Japao.
Chove muito novembro, é normal chegar novembro e nao ter sequer 1 dia de sol o mes inteiro ! 16:50 ja esta absolutamente escuro de tantas nuvens. a media nos anos mais chuvosos novembro chega acumular até 500mm dezembro pode chegar até 600mm 700mm!! e depois de meados de dezembro cai em forma de neve toda essa precipitação !!!
Eu costumo dizer que quem nunca morou em Niigata nao sabe o que é nevasca !!! e Nagaoka é uma cidade grande 250mil habitantes, mas as pessoas la sao bem diferentes eles sao bem isolados do resto do Japao e Nagaoka é conhecido por ser um dos Lugares que mais tem garotas bonitas do Japao é muito interessante e elas sao bem bonitas mesmo !!! o clima permanentemente nublado de final de ano deixa as garotas com um olhar albino que combina muito rs...