bartotaveira
Cumulus
Esta noite tivemos geada negra aqui na região. Afectou castanheiros nas zonas mais frias, destruiu as batateiras que já estavam nascidas e destruiu as hortas já plantadas.
Onde estava previsto chegar, não chega ela quanto mais! O evento de hoje foi um grande fiasco por aqui e mesmo no Baixo Alentejo pouco choveu, foi tudo para Espanha, olhava para o horizonte e mais parecia que havia mesmo um escudo, assim que as nuvens negras se aproximavam dissipavam-se, neste momento o sol brilha. Ninguém regou nada porque estavam à espera da chuva e depois é esta desilusão. O mês na estação que sigo segue com 0.4mm graças à humidade dos poucos dias em que houve alguma humidade e nevoeiro e se chegar ao 1mm até domingo já era bom. Já se sabe que o verão vai ser extremamente complicado em todos os sentidos.Bom dia pelos visto a chuva ja nao vai chegar ao litoral centro e tanta falta que faz nem vale apena olhar para os modelos um dia dao uma coisa no outro dao outra completamente diferente.
E como se nao bastasse estar tudo seco ainda esta imenso vento. Resta me esperar por domingo este mes esta arruinado vai ser um mes extremamente seco. Enfim
Este mes e para esquecer nao me lembro de um mes de abril tao seco.Onde estava previsto chegar, não chega ela quanto mais! O evento de hoje foi um grande fiasco por aqui e mesmo no Baixo Alentejo pouco choveu, foi tudo para Espanha, olhava para o horizonte e mais parecia que havia mesmo um escudo, assim que as nuvens negras se aproximavam dissipavam-se, neste momento o sol brilha. Ninguém regou nada porque estavam à espera da chuva e depois é esta desilusão. O mês na estação que sigo segue com 0.4mm graças à humidade dos poucos dias em que houve alguma humidade e nevoeiro e se chegar ao 1mm até domingo já era bom. Já se sabe que o verão vai ser extremamente complicado em todos os sentidos.
"Vai cair onde menos falta faz". Onde é isso? Espanha? É porque se te referes ao Norte, ficas a saber que este mês tenho 0 mm acumulados, BOLA.Foi um inverno para esquecer aqui e agora uma Primavera horrível das piores que me lembro em toda a vida... Maio não me parece nada animador ate dia 15 só vejo ali entre 4 e 8 alguma coisa e mais uma vez o sul não deve ser o mais beneficiado e vai cair onde menos falta faz...
"Vai cair onde menos falta faz". Onde é isso? Espanha? É porque se te referes ao Norte, ficas a saber que este mês tenho 0 mm acumulados, BOLA.
Se o próximo inverno for novamente seco, o Alentejo morre à sede! Este verão já vai ser complicado em muitos locais não só na agricultura mas também no abastecimento da população portanto vamos rezar para que o próximo outono e inverno sejam bastante chuvoso senão não sei como será. Tem sido uma região muito pouco beneficiada nos últimos anos...Resta esperar pelo próximo outono/ inverno e esperemos que o próximo Inverno seja mesmo Inverno, algo que não foi este ano... até lá é suar até ao fim do Verão( estes 6 meses que virão).
Vamos exemplificar um pouco as limitações e as tropelias dos modelos, para verem o quanto ridículo é estar sempre a comentar os seus delírios...
Hoje temos este panorama: no GFS para Portalegre, a previsão são "3 gotas"...
Como pode haver tanta diferença, considerando a distância entre as duas cidades. Apesar da direcção do vento indicar vento de Leste, duvido que a orografia da Serra de S. Mamede gere tanta diferença...
a AEMET não usa o GFS mas sim o ECM.
Quanto a este evento em particular, tanto o ECM como o GFS estão longe de concretizar as previsões que tinham há 24/48 horas atrás. A Meteorologia é lixada