Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Em análise aos modelos, parece que vamos ter chuva na primeira quinzena de maio.
Finalmente alguma chuva para minimizar a seca existente.

Acima das 240h o GFS passa de instabilidade para temperaturas acima dos 35 graus no sul. Ainda bem que é uma previsão muito incerta...

Em análise aos modelos, parece que vamos ter chuva na primeira quinzena de maio.
Finalmente alguma chuva para minimizar a seca existente.

Acima das 240h o GFS passa de instabilidade para temperaturas acima dos 35 graus no sul. Ainda bem que é uma previsão muito incerta...

Esses 35 graus não vão ser registados pois eu acho que a segunda quinzena de maio será parecida como a primeira quinzena com tempo alternado entre instabilidade e calor .

• Gosto
Reactions: joselamego
Informação especial

Comunicado válido entre 2017-05-05 17:25:00 e 2017-05-14 23:59:00

Assunto: Previsão Especial Fátima (de 10/05/2017 a 14/05/2017)

A situação sinóptica mais provável para o período compreendido entre os dias 10 e 14 de maio será uma região depressionária, com o seu centro no Atlântico aproximadamente a norte do arquipélago dos Açores, podendo ter sistemas frontais associados.

Assim, o estado do tempo mais provável será de ocorrência de precipitação durante todo o período, em todo o território e, em particular, em Fátima. A incerteza associada à localização da depressão faz variar a probabilidade de ocorrência de precipitação entre 40 e 75%.

Tendo em conta também a situação sinóptica, o vento deverá soprar do quadrante oeste.

Para Fátima, a temperatura máxima do ar deverá variar entre 18 e 21ºC e a temperatura mínima do ar deverá variar entre 7 e 10ºC.

Data de edição: 2017-05-05 17:25:27

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Quando o papa vier vai levar uma bela molha talvez também haja trovoadas . Dia 12 de maio está previsto muita chuva e trovoada mas tenho mais expectativas para o dia 11 de maio com o cape bom todo o dia perfeito para trovoadas.

Cada vez menos chuva prevista para esta semana e depois mais calor...

Para além do modelo da Panasonic, sobre o qual não há novas notícias e muito dificilmente será de acesso gratuito, pessoalmente teria grande interesse em ter acesso ao COSMO, modelo mais utilizado - e conhecido - na Europa central e de leste (tem semelhanças com o ICON alemão que publico periodicamente).

Porque é que fiz esta longa introdução? Porque os russos têm uma previsão sazonal excelente p'ra mim, claro (nota que desconheço a eficácia das previsões):

3LM2A8A.gif

Irá isto acontecer? Só se houver mais um El Niño a esteróides :lmao:

Numa nota mais séria, as diferenças são abismais:

pZfULp9.png

YAfHTzz.png

Quanto às queixas da indiferença perante a seca, estou dividido. Percebo a indignação mas acho que é realista afirmar que as pessoas não se importam muito com eventos que ocorrem a grande distância.

Há as discussões entre a chuva que cai no norte vs sul. Mas vou mais além. Se eu me vier queixar - como já fiz - que a minha terra está seca a preocupação da malta do norte, centro e sul não será muita e acho isso perfeitamente normal nem vou exigir mais 'solidariedade'.

O tempo seco que a malta daqui se queixa é o paraíso para os turistas e para toda a malta que não depende diretamente da precipitação (a maioria da população tuga). Tudo é relativo como também é a indignação. Mandar insultos porque trivializo os 'problemas' dos outros é compreensível daí que não fique incomodado. Contudo, chamo a atenção para o conteúdo das intervenções já que nem todas são iguais. Generaliza-se muita coisa, algo que também não é muito construtivo.

Finalizo, chamando a atenção para a pouca importância da minimização da seca feita pelos comuns cidadãos. Do que sei, não têm grande influência na determinação do estado do tempo.

Pronto, foi esta a apresentação mais objetiva da questão que consegui neste momento.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.