Seguimento Meteorológico Livre 2017

  • Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Mas a circulação está lá :)
Dá para ver ar mais fresco e seco a entrar a NW da circulação.
E por consequência virgulou.
Muito bem observado:)
2223b6c64aced243c53186f8468517a9.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
De facto este tipo de depressões passa geralmente ao lado pelos modelos, talvez por causa da sua resolução, numa busca rápida só o canadiano GEM a assinala:
zW4pWlM.png


Carta de análise de superfície da NOOA:
kYtULWY.png


Parece que a depressão ainda possui umas frentes rudimentares associadas, e que está a ser alimentada por uma pluma de ar húmido, na realidade é como se ela estivesse a ser alimentada pelo fluxo de outra depressão no Atlântico NO, julgo que o AA pelo meio está também a dar uma ajuda no encaminhamento deste ar até esta pequena depressão:
txYgTPS.png
 
Última edição:
O GEM/CMC é, sem sombra de dúvida, por vezes um modelo mágico. Nesta ocasião consegue que um furacão de, quase, categoria 2 desapareça em 12 horas sem deixar rasto. Ora veja-se...

Desastre! Desastre!

gens-13-1-360_mgj8.png


Mas... para onde foi?

gens-13-1-372_rce3.png


Mais a sério, não parece haver potencial tropicalmente ciclónico no primeiro 1/3 deste mês no território português.
 
Última edição:
Para as Caraíbas ;):D.
Fora brincadeiras creio que só teremos influência de algum sistema tropical ou pós-tropical caso o AA se retire para Norte, o que sinceramente acho altamente improvável...
Mas é incrível e triste como este AA mantém a mesmo posição meses e meses a fio e mesmo que mude de posição, acabamos sempre por ter influência dele. Esperemos que isto mude a partir da 2° quinzena do mês, como costumava ser normal.
 
Mas é incrível e triste como este AA mantém a mesmo posição meses e meses a fio

Apesar de ser mais evidente no Verão, devido ao calor instalado, consigo ficar mais impressionado com o poder deste Anticiclone no Inverno.
Chega a ser uma autêntica parede desde perto das Ilhas Canárias até ás Ilhas Britânicas, são semanas e por vezes até meses sem deixar passar nada.
 
É a "âncora" dos Açores :D. O melhor para o continente e para as ilhas é quando ela levanta e vai para a Escandinávia ;)

Em termos de chuva, para as ilhas (e continente) o melhor é quando o anticiclone vai para sul/sudoeste. Nos Açores quando o anticiclone vai para norte às vezes fica-se com as cut-offs que tanto podem trazer chuva moderada e prolongada como um monte de nada (nuvens e aguaceiros dispersos). Já em termos de frio o cenário tem mais nuances. Nos Açores por exemplo não é útil que o anticiclone se desloque integralmente para norte. Mas é preciso que o anticiclone se prolongue para norte.

Curiosamente é tão ou mais provável veres Bermuda High do que Azores High especialmente nos artigos dos EUA. Vê lá esta definição -> https://forecast.weather.gov/glossary.php?word=Bermuda high

Depending on the season, it has different names. When it is displaced westward, during the Northern Hemispheric summer and fall, the center is located in the western North Atlantic, near Bermuda. In the winter and early spring, it is primarily centered near the Azores in the eastern part of the North Atlantic. Also known as Azores High.

Não está ao contrário? Não é no Verão que o núcleo está perto dos Açores? Na configuração acima descrita os Açores teriam invernos secos e verões frescos :D
 
Última edição:
Este ano, só falta um furacão no Algarve para o ano ser top. Já, que vimos neve, também poderia vir um furacão cat 1 para alegrar o pessoal. :pray:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.