Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Então é algo que existe sempre certo??

Sim, mas depende da sua posição mais a norte ou mais a sul, mais próximo da Península Ibérica ou mais afastado, para bloquear ou não qualquer depressão que se dirija para a Península. Por isso os lamentos do bloqueio do AA ;)
Agora num tom de humor
ANTICICLONE-DOS-ACORES.jpg

EDIT: ahhh e muito me recordo na minha infância ouvir o Anthímio de Azevedo explicar "coisas" por causa do Anticiclone dos Açores :). Tempos saudosos em que tínhamos pessoas com conhecimento de causa a informar os Portugueses do tempo que nos esperava nos próximos dias...

E quando se pensava que a situação não podia piorar mais, eis que aparecem previsões de temperaturas na ordem dos 34°/35°C e mínimas quase tropicais no inicio de outubro. Para além de não termos chuva, ainda temos de levar com temperaturas completamente anormais para a altura do ano. :maluco:

No início de Outubro não é de estranhar. Agora, a 22 de Outubro ter uma máxima de 35ºC, aconteceu em 2014, o ano passado, a última noite tropical que tive foi a 27 de Outubro. É anormal, mas não é assim tão estranho, porque já aconteceu nos últimos anos. Em Outubro de 2014, tive 7 noites tropicais (3 na última década do mês).

Amigos, digam-me uma coisa: o que acham pior, o bloqueio do AA ou as previsões do GFS a "chutar" a instabilidade para além das 300 horas??? :D
(Adoro semear a confusão...) :lol:

As duas coisas são uma só! :D

O bloqueio do AA mantém-se até às 300 horas (pelo menos), logo a instabilidade também fica arredada no mesmo período!

Amigos, digam-me uma coisa: o que acham pior, o bloqueio do AA ou as previsões do GFS a "chutar" a instabilidade para além das 300 horas??? :D
(Adoro semear a confusão...) :lol:

A confusão, vai ser, quando vier a chuva e as sarjetas não estão limpas, podes ter a certeza que vai existir muita confusão, nas cidades. :D

Analisem, lá bem, os modelos, eu vejo uma mudança, pelo menos, no Algarve, não se prevê chuva é certo, mas já vejo algo que anima-me e este mês de Setembro não houve. Com a entrada de Outubro, entra o sueste e durante uma semana, para aquecer a água do mar, aí sim acredito que haja instabilidade , a mudança pode sempre acontecer no 1º painel e nas 120/144 horas, normalmente é assim que acontece, com as cut-off's. Este calor, com entrada de humidade vinda de SE, irá fazer toda a diferença.

Eu recordo-me de um ano que só começou a chover na quadra natalícia, não sei precisar qual, alguem se lembra?
Em 2014, novembro foi bastante seco e esse padrão permaneceu até ao dia 24 de dezembro, até a erva que havia graças a alguma chuva de setembro e outubro já estava a secar e até se pensava que ia ser um inverno bastante seco, mas entretanto, a partir desse dia tudo mudou e até foi um inverno bastante bom.

• Gosto
Reactions: joselamego
Em 2014, novembro foi bastante seco e esse padrão permaneceu até ao dia 24 de dezembro, até a erva que havia graças a alguma chuva de setembro e outubro já estava a secar e até se pensava que ia ser um inverno bastante seco, mas entretanto, a partir desse dia tudo mudou e até foi um inverno bastante bom.
Mas não foi esse ano... eu ainda era adolescente.

Estado
Fechado para novas mensagens.