Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Agora parece ser o ECMWF a retirar frio... Andam nisto, tira, põe, tira, põe, no fim ainda acabamos sem frio, sem chuva e com mais AA, querem apostar? ;)

• Gosto
Reactions: dopedagain
Agora parece ser o ECMWF a retirar frio... Andam nisto, tira, põe, tira, põe, no fim ainda acabamos sem frio, sem chuva e com mais AA, querem apostar? ;)

Eu acho que continua bem fresquinho e é normal andarem no tira põe ou com ajustes, sobretudo a esta distância, até acho a consistência e concordância dos modelos bastante boa de run para run..

Iso -6 ali no interior Norte/Centro :cold:

ECM0_168.gif

ECM0_192.gif

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mike26
Eu acho que continua bem fresquinho e é normal andarem no tira põe ou com ajustes, sobretudo a esta distância, até acho a consistência e concordância dos modelos bastante boa de run para run..

Iso -6 ali no interior Norte/Centro :cold:

ECM0_168.gif
Sim continua basicamente igual, estava a ver mal, peço desculpa.

Sim continua basicamente igual, estava a ver mal, peço desculpa.

Agora até mostra depressão em altura com maiores chances de precipitação:

ECM1_216.gif

ECM0_216.gif

Contudo temo que o período com maior frio instalado seja seco, mas muitas voltas ainda vaI dar, pode ser que nos calhe algo mais do que simplesmente frio seco.

Estou de olho nestas previsões, até porque no fim de semana de 21 e 22 de Janeiro irei estar em Mogadouro :cold:

• Gosto
Reactions: luismeteo3
IPMA:

Informação especial

Comunicado válido entre 2017-01-12 17:46:00 e 2017-01-18 23:59:00

Assunto: Descida de temperatura nos dias 13 e 14 de janeiro no Continente

Após a passagem da superfície frontal fria durante a noite de 12 para 13 de Janeiro, estabelece-se uma corrente de norte que transporta uma massa de ar frio. Assim, prevê-se uma descida de temperatura, em especial da mínima, nos dias 13 e 14.
Entre dia 14 e o meio da próxima semana as temperaturas mínimas deverão variar entre 0 e 6ºC, variando entre 0 e -5ºC em alguns locais do interior Norte e Centro.
As temperaturas máximas também deverão registar uma pequena descida, variando entre 10 e 15ºC, sendo um pouco inferiores nas terras altas das regiões Norte e Centro.
A partir do meio da próxima semana existe uma tendência para uma nova descida de temperatura.

Data de edição: 2017-01-12 17:46:25

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

À semelhança da Aemet o IPMA já faz referência à entrada continental da próxima semana :cold:

• Gosto
Reactions: luismeteo3 e Thomar
Logo de madrugada deverá estar disponível a atualização da previsão semanal do ECM. Até lá, a NOAA publicou a atualização sazonal de modelos ditos 'menos importantes' como o CFS, CMC... O primeiro modelo é uma pérola :p

ZkdSrMe.png

qP97I7o.png

Mais a sério, a ala dedicada à agricultura da NOAA (JAWF) tem um portal dedicado à Europa:

http://www.cpc.noaa.gov/products/JAWF_Monitoring/Europe/index.shtml

Portal complementar aqui:

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/regional_monitoring/europe.shtml

O mapa é uma trampa mas os dados não:

M1J1Kdk.gif

eBwRySUl.png

Desconheço a frequência das atualizações :p

• Gosto
Reactions: luismeteo3
esta saída do europeu é basicamente neve em metade do país a partir das 200 h

O modelo está a modelar uma das possibilidades que esta entrada fria pode originar, mas certamente haverá outras como a que modelou o ukmo esta tarde que não é nada boa
UW144-21.GIF

já com a massa de ar frio instalada aparecem alguns aguaceiros na faixa costeira ocidental... vamos ver o que isto vai dar.

a massa de ar é potente tanto em superficie como em altitude ainda que infelizmente não seja mais extensa.

Nas saídas dos modelos que vão surgindo, a potencial massa de ar frio da próxima semana continua firme.

O problema é que, simultaneamente, no melhor período para ocorrer neve a cotas baixas, não há vestígios de precipitação. O que é pena, pois se calhar vamos chegar ao dia 19 e estão reunidas todas as condições para nevar a cotas muito baixas, excepto uma que é fundamental: ocorrência de precipitação.

É a nossa triste sina, não há volta a dar...

Depois, nesta última saída o GFS prevê alguma precipitação a partir do dia 21. Mas já prevê uma cota muito mais alta, apenas daria neve nos locais habituais.

• Gosto
Reactions: Mr. Neves
comparando com 2006...

temos mais frio tanto em altitude como em superficie...
nenhum modelo vê instabilidade relativa... em 2006 também nenhum modelo a previu.

pode acontecer que a massa de ar forme a sua própria depressão de níveis altos que dê precipitação.

O que é necessário acontecer para se formar algures uma pequena depressão?
- Ar frio a todos os níveis haverá, mas é extremamente seco.
- Choque de massas haverá, ar frio continental contra ar humido e ameno do mar, mas daí apenas se forma um cordão de nevoeiro, não dará origem a precipitação..
- A diferença de temperatura entre a superfície e em altitude 500hpa, não é suficiente para originar convecção.

Então o que seria necessário para isolar um núcleo de ar mais frio em altitude, que pudesse formar uma baixa relativa?

Estado
Fechado para novas mensagens.