joselamego
Super Célula
Sim, calor já não vem...e o São Martinho este ano vai ser mais fresco ! Fixe , fixe, fixe !!!!
Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
É normal quando estamos a falar de cut-offs.que me dizem das discrepâncias entre o ECM e o GFS a tão curto prazo do evento?
As barragens continuarão na mesma como estão, o GFS nesta última saída já retirou e só prevê 14mm para aqui, nem para as ribeiras começarem a correr é suficiente, quanto mais. Enquanto não vier aquele padrão de vários dias de chuva seguidos e horas e horas a cair, podemos esquecer a mudança de panorama. Logo após estes 2/3 dias de chuva, vem vento de leste e em apenas um dia tudo se evapora.Depois desta chuva é bom que continuem a rezar, já que a quantidade prevista é absorvida pelos primeiros 20cm do solo. Barragens vão receber muito pouca desta chuva. O abastecimento de água vai continuar seriamente comprometido.
Enquanto não vier aquele padrão de vários dias de chuva seguidos e horas e horas a cair, podemos esquecer a mudança de panorama.
Um monstro destes, não dá qualquer hipótese, em vez de enfraquecer ainda se fortalece mais, é incrível.
Seven of the eight international climate models surveyed by the Bureau suggest that sea surface temperatures will reach or exceed La Niña thresholds by November 2017. However, indicators need to remain at La Niña levels for at least three months to be considered an event. This is forecast by six of the eight models. If a La Niña does occur this year it is likely to be short and weak, as sea surface temperatures are forecast to warm again in early 2018, as the austral autumn is the time when La Niña events normally decay.
Se fosse a ligar ao CFS desde o final de setembro que tínhamos eventos extraordinários de chuva, à muito que a seca tinha desaparecido. Na verdade, penso até que esse modelo com cartas de um mês de previsão mostra aquilo que era suposto acontecer se isto fosse normal e não delira, a atmosfera bem tenta mudar e os modelos mostram isso mas acaba sempre por ser este padrão de anticiclone a ficar.
Por agora não dá mais que isto.
---
O La Niña é uma faca de dois gumes. Esfria o planeta mas o seu aparecimento tardio pode significar a perpetuação da atual situação na PI se o próximo inverno não for chuvoso.