Seguimento Meteorológico Livre 2017

  • Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O IPMA ao contrário do que costuma ser o habitual, está a prever que esta cut off irá ter maior expressão nas zonas a sul do sistema montejunto/estrela.
obvio que toda a gente está quase em desespero pela chuva, mas não há duvida que o centro/sul são as zonas mais carenciadas, e neste caso vem mesmo a calhar que caia bem onde ela faz mais falta.
o norte não tem também vida fácil, mas certamente terá no conjunto geral do ano hidrológico mais pluviosidade, pelo que para já não havendo uma distribuição generosa pelo país todo, então pelo menos que desta vez sejamos nós mais a sul, que afinal de contas somos os que mais precisamos, a termos vantagem neste evento que se avizinha, para variar.:thumbsup:
 
Depois desta chuva é bom que continuem a rezar, já que a quantidade prevista é absorvida pelos primeiros 20cm do solo. Barragens vão receber muito pouca desta chuva. O abastecimento de água vai continuar seriamente comprometido.
As barragens continuarão na mesma como estão, o GFS nesta última saída já retirou e só prevê 14mm para aqui, nem para as ribeiras começarem a correr é suficiente, quanto mais. Enquanto não vier aquele padrão de vários dias de chuva seguidos e horas e horas a cair, podemos esquecer a mudança de panorama. Logo após estes 2/3 dias de chuva, vem vento de leste e em apenas um dia tudo se evapora.
Um monstro destes, não dá qualquer hipótese, em vez de enfraquecer ainda se fortalece mais, é incrível.
FHSzbrT.png

mupWvnY.png


Até enjoa! :wacko:
 
Última edição:
É aproveitar estas chuvas destes 2/3 dias de chuva que o AA vai andar sempre aqui perto, assim teremos sempre este padrão de 2 ou 3 dias de chuva e 2 ou 3 semanas secas a seguir, ou seja o que cai de nada adianta e temo que até meio do mês seja o único evento, se bem que os modelos andam ainda indecisos quanto a um segundo evento do mesmo género destes que temos tido..
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Enquanto não vier aquele padrão de vários dias de chuva seguidos e horas e horas a cair, podemos esquecer a mudança de panorama.

tempresult_ups1.gif


Um monstro destes, não dá qualquer hipótese, em vez de enfraquecer ainda se fortalece mais, é incrível.

Por agora não dá mais que isto.

ewEgPap.gif


---

O La Niña é uma faca de dois gumes. Esfria o planeta mas o seu aparecimento tardio pode significar a perpetuação da atual situação na PI se o próximo inverno não for chuvoso.

Seven of the eight international climate models surveyed by the Bureau suggest that sea surface temperatures will reach or exceed La Niña thresholds by November 2017. However, indicators need to remain at La Niña levels for at least three months to be considered an event. This is forecast by six of the eight models. If a La Niña does occur this year it is likely to be short and weak, as sea surface temperatures are forecast to warm again in early 2018, as the austral autumn is the time when La Niña events normally decay.

 
Última edição:
A euforia e a desilusão nem preciso de calmex, que os próprios modelos que deixam tranquilo.

Exemplo:
Albufeira (ECM): 82 mm
Albufeira (GFS): 8.7 mm

Que dizer, da discrepância de mais de 70 mm entre o ECM e o GFS.

O que é, normal nas cut-off's é a precipitação variar bastante de saída para saída, agora os dois modelos continuam a ser opostos um ao outro, com o ECM talvez a subestimar a cut-off ou não. :intrigante:

Aguardar, pelas próximas saídas e ver os mesoescalares aí já terei mais dados. Se existir vento de sul ou sueste, pode surpreender...

É, melhor limparem a canalização em Albufeira, para prevenir males maiores. :huhlmao:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
realmente, não é so com uns 2 ou 3 dias de chuva esporádica ou fraca que algo se vai notar. Esta seca está incrivelmente forte... No Alentejo ha milhares de sobreiros mortos já, um muito mau sinal, qdo árvores fortemente adaptas à secura começam a morrer. Ou isto muda realmente de padrão ou as coisas só pioram. O Alqueva ainda tem água para mais uns 2 anos de seca, mas para muita vegetação estamos à beira do limite, ou chove ou começam a morrer. E não me parece que comecem a regar o montado artificialmente...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
tempresult_ups1.gif




Por agora não dá mais que isto.

ewEgPap.gif


---

O La Niña é uma faca de dois gumes. Esfria o planeta mas o seu aparecimento tardio pode significar a perpetuação da atual situação na PI se o próximo inverno não for chuvoso.



Se fosse a ligar ao CFS desde o final de setembro que tínhamos eventos extraordinários de chuva, à muito que a seca tinha desaparecido. Na verdade, penso até que esse modelo com cartas de um mês de previsão mostra aquilo que era suposto acontecer se isto fosse normal e não delira, a atmosfera bem tenta mudar e os modelos mostram isso mas acaba sempre por ser este padrão de anticiclone a ficar.
Quanto ao próximo inverno, não tenho muito a dizer, só espero que seja diferente! Não dá para pensar sequer nas consequências que poderia vir a ter caso fosse pelo mesmo caminho, é demasiado horrível.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.