Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Como funciona o seguimento livre, em relação à chuva:

1- O pessoal lê a cartilha, o modelo não prevê grande chuva logo não vai chover grande coisa.

2 - O pessoal lê a cartilha, perante os modelos, os avisos do IPMA não fazem nenhum sentido, só vai cair 3 pingas que está no modelo.

3- O pessoal lê a cartilha e os modelos não têm nada de especial, mas cai uma chuvada e apanham uma molha valente.

4- O pessoal fica surpreendido e rasgam a cartilha e mudam para um novo livro da cartilha, que o anterior estava enganado.

:inocente:

Amanhã, começa o novo livro da cartilha. :lol:

Agora, vou fugir que vou levar porrada. :brucelee::D

aviso_meteorol%25C3%25B3gico.jpg

Dúvidas sobre os avisos do IPMA?

Sinceramente ja disse a minha opinião, 10mm numa hora não é nada.
E se calhar nem isso vai chover. E sim, acho exagerado, porque cada vez que chova tem de meter aviso amarelo porque é MUITO comum chover 10mm numa hora.

Beja em aviso amarelo?? :lol::lol::lol::lol:
a chuva está a passar toda a norte do distrito de Beja... nem com depressões vindas de sul nos safamos..:disgust::disgust:

É aquilo que digo, não pode haver um evento de chuva, sem um único aviso.

Previsão descritiva do IPMA para o sul: Períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos, aumentando de
intensidade e frequência a partir da tarde, podendo ser fortes e acompanhados de trovoada na região Sul.

Olhando para a carta sinóptica de superfície constatamos a presença de uma linha de instabilidade sobre a região sul, ou seja, a configuração sinóptica garante precipitação continua ao longo de várias horas...

29.11.2017_00h00.jpg

Mapa com as descargas eléctricas atmosféricas

DEA.jpg

Isto não é nenhuma crítica mas sim aprendizagem...
Acho que o IPMA não esteve mal com os avisos, tendo em conta que o aviso amarelo se refere a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Consequências...

Chuva intensa provocou 21 inundações no distrito de Beja
28 | 11 | 2017 23.25H
A chuva forte que caiu hoje à noite no distrito de Beja provocou 21 inundações em vários concelhos, tendo a mais grave ocorrido numa escola em Ferreira do Alentejo, disse fonte dos bombeiros.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à agência Lusa que a Escola E/B, 2/3 José Gomes Ferreira, em Ferreira do Alentejo, sofreu danos em salas, corredores e no quadro elétrico, devido à inundação, e vai encerrar na quarta-feira, "por precaução e segurança".
Segundo a mesma fonte, os concelhos de Beja e de Ferreira do Alentejo foram os mais afetados com as inundações registadas até cerca das 23:00, em habitações, vias públicas e estradas.

Destak/Lusa | [email protected]

Concluindo, acho que houve uma precipitação nas criticas ao IPMA pela emissão do aviso amarelo, tendo em conta o que ocorreu... Mas afinal quem é que não se engana nas suas análises? Estamos cá para todos aprendermos.

Última edição:
Ehhh, calma pessoal.
Estamos aqui para partilharmos experiências, para aprendermos também.

Já sabemos de antemão que o IPMA nem sempre corresponde aos nossos anseios. Tomara eles não falharem, tomara eles terem os meios técnicos e humanos ao seu dispor para terem um serviço de excelência.
Penso que mesmo a motivação ao longo dos anos foi-se um pouco abaixo por parte dos seus profissionais - razões serão várias. Salariais, falta de reconhecimento, ostracização por parte dos vários governos? Talvez...

Nós aqui tentamos cobrir um pouco as falhas do IPMA, com as nossas observações e com os dados das nossas estações. E mesmo os profissionais do IPMA reconhecem o nosso esforço...

Saudações. :)

Estou um bocado saturado de ouvir bocas.
Vou—me embora.

Vais te embora? Mas porque motivo? Porque te provaram que estavas enganado? Ninguém pode contrariar o que publicas?

Enganar todos nos enganamos, estamos aqui para aprender. :)
Acho é que devemos ter maior abertura para lidar com opiniões contrárias às nossas, caso contrário não faz sentido postar num forum público. ;)

Vá David, tem calma não abandones o MeteoPT! ;)

Última edição:
Vou—me embora.

Calma David não precisas do fazer, se calhar estás a levar demasiado a sério alguns comentários, aqui todos estamos para aprender e partilhar a nossa paixão, e é natural haver opiniões divergentes mas temos de viver com isso :)

Vou—me embora.
Não vás! Eu compreendo-te, até porque tmb sou um critico do IPMA (Podem dizer o que quiserem a vontade, vou continuar a criticar)

Penso que mesmo a motivação ao longo dos anos foi-se um pouco abaixo por parte dos seus profissionais - razões serão várias. Salariais, falta de reconhecimento, ostracização por parte dos vários governos? Talvez...

Espero que a desmotivação não seja porque os canais de televisão ditos populares substituíram o popular Athímio de Azevedo pelas "meninas da meteorologia" típicas dos canais amaricanos.

P.S. Pode ser que as "meninas da meteorologia" até já tenham passado à história, eu é que já não vejo T.V. há imenso tempo.

Última edição:
O GFS é 8 e 80 na mesma saída.

Saída operacional é 8, saída de controle é 80 :huhlmao:

Boa tarde!

E pronto! Apesar deste episódio de chuva que afectou o centro e com mais intensidade algumas zonas do Sul, parece que voltamos aos dias de sol e geada à noite, até 15 de Dezembro os modelos apontam isso! Para quando o próximo evento de chuva? Este ano andamos com 1 ou 2 eventos por mês, continuamos na seca e cada vez mais grave.

• Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.