Dúvidas sobre os
avisos do IPMA?
Sinceramente ja disse a minha opinião, 10mm numa hora não é nada.
E se calhar nem isso vai chover. E sim, acho exagerado, porque cada vez que chova tem de meter aviso amarelo porque é MUITO comum chover 10mm numa hora.
É aquilo que digo, não pode haver um evento de chuva, sem um único aviso.
Previsão descritiva do IPMA para o sul: Períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos, aumentando de
intensidade e frequência a partir da tarde, podendo ser fortes e acompanhados de trovoada na região Sul.
Olhando para a carta sinóptica de superfície constatamos a presença de uma linha de instabilidade sobre a região sul, ou seja, a configuração sinóptica garante precipitação continua ao longo de várias horas...
Mapa com as descargas eléctricas atmosféricas
Isto não é nenhuma crítica mas sim aprendizagem... Acho que o IPMA não esteve mal com os avisos, tendo em conta que o aviso amarelo se refere a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Consequências...
Chuva intensa provocou 21 inundações no distrito de Beja
28 | 11 | 2017 23.25H
A chuva forte que caiu hoje à noite no distrito de Beja provocou 21 inundações em vários concelhos, tendo a mais grave ocorrido numa escola em Ferreira do Alentejo, disse fonte dos bombeiros.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à agência Lusa que a Escola E/B, 2/3 José Gomes Ferreira, em Ferreira do Alentejo, sofreu danos em salas, corredores e no quadro elétrico, devido à inundação, e vai encerrar na quarta-feira, "por precaução e segurança".
Segundo a mesma fonte, os concelhos de Beja e de Ferreira do Alentejo foram os mais afetados com as inundações registadas até cerca das 23:00, em habitações, vias públicas e estradas.
Destak/Lusa |
[email protected]
Concluindo, acho que houve uma precipitação nas criticas ao IPMA pela emissão do aviso amarelo, tendo em conta o que ocorreu... Mas afinal quem é que não se engana nas suas análises? Estamos cá para todos aprendermos.