Gustave Coriolis
Cumulus
Pode estar inactiva por excesso de acessos e o servidor não suportar tantas entradas...Parece que tanto o site como a página do facebook foram desactivados.
Pelo menos dá erro quando tento acessar.
Pode estar inactiva por excesso de acessos e o servidor não suportar tantas entradas...Parece que tanto o site como a página do facebook foram desactivados.
Pode ser denunciado, mas não está registada como órgão de informação. Infelizmente a selvajaria chamada internet permite que pseudo órgãos de informação actuem como tal (pelo menos enquanto conseguem)...Denunciem a página...
A página creio que já foi banida... Não consigo aceder... Confirmam?
Foi penoso ver a página dos bombeiros portugueses a partilhar tal alarvidade...
Um puto com pouca noção e armado em jornalista sensacionalista abre uma página para mandar uns bitaites sobre meteorologia. Qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe isso, o autor até estava identificado como "membro da equipa" na tal página do Facebook.
Se é minimamente aceitável que um miúdo de 15 anos escreva aquelas patetices, é absolutamente inaceitável que pessoas adultas levem a sério aqueles disparates.
Tudo isto diz muito mais sobre, por exemplo, a pessoa que gere a página dos bombeiros portugueses, do que propriamente sobre o autor das alarvidades.
Ainda é cedo, tanto pode subir como descer a cota ...Má saída do GFS para os que podiam ver amostras de neve a cotas baixas nas regiões do centro do país, houve um corte de frio aos 500hPa e um pequeno corte aos 850hPa. Pode-se dizer também a respeito desta saída, que mais uma vez tudo os "nuestros hermanos" e a região mediterrânica levaram, em especial aos 500hPa... Ainda assim continuam a haver cotas jeitosas a rondar os 250m para alguns pontos da região norte do país...
Aqui está aquilo que o GFS 18z nos oferece aos 500hPa:
Resumindo, a dorsal anticiclónica só consegue esticar-se e curvar quando a massa de ar frio já se está a afastar daqui:
Ainda é cedo, tanto pode subir como descer a cota ...
Temos que aguardar mais alguns dias .
Nesta saída 18 GFS, alguns locais do alto Alentejo veriam neve .
Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Pela saída 18:A que locais te referes? A única coisa que poderia acontecer com esta saída era nevar em alguns pontos da serra de São Mamede como o Marvão, sei que a cidade de Portalegre possui uma parte alta que acho que passa os 500m, mas tenho dúvidas... Eu falei mais pelos tristes que como é hábito e normal não conseguem ver neve a cotas mais baixas...
Mas veremos de facto as próximas saídas...
o problema acaba por não ser a altura da cidade mas sim, o facto dos aguaceiros não chegarem ao interior e se chegarem, serão poucos e de certeza fracos. O GFS, assim mostra, os aguaceiros todos no litoral com direção NNW como é normal nestas situações. O problema da zona de S. Mamede raramente ver neve é mesmo esse.A que locais te referes? A única coisa que poderia acontecer com esta saída era nevar em alguns pontos da serra de São Mamede como o Marvão, sei que a cidade de Portalegre possui uma parte alta que acho que passa os 500m, mas tenho dúvidas... Eu falei mais pelos tristes que como é hábito e normal não conseguem ver neve a cotas mais baixas...
o problema acaba por não ser a altura da cidade mas sim, o facto dos aguaceiros não chegarem ao interior e se chegarem, serão poucos e de certeza fracos. O GFS, assim mostra, os aguaceiros todos no litoral com direção NNW como é normal nestas situações. O problema da zona de S. Mamede raramente ver neve é mesmo esse.
Exatamente! A seca provavelmente tem os dias contados apenas no extremo NW. Também, se não chovesse por lá agora, tal seria...Pois foi por isso que disse que tinha dúvidas... E ainda por cima esta saída cortou também na precipitação para alguns locais e o distrito de Portalegre não é exceção... Andamos aqui a falar de neve mas a seca ainda não tem os dias contados.
Agora veremos de facto se não sai tudo furado, porque ainda estamos a alguns dias do possível evento, e como diz o c0ldPT para já o ECMWF também não mostra nada de extraordinário em termos de frio, aliás não mostra na atual saída (embora tenha melhorado) mas também não mostrou na saída anterior.
O europeu está muito mais ponderado quanto ao frio e para além disso empurra-o mais para oeste, seria uma entrada mais húmida, o GFS por sua vez carrega temporariamente no frio, mas mais um pouco fica tudo em Espanha
ECWF 12Z:
Aos 850hPa 06/01/018 - 12UTC :
Aos 500hPa 06/01/018 - 12UTC :
A cidade de Portalegre está entre os 400m e os 600m, mesmo assim neve na cidade lá vão uns anitos... 7/8 anos talvez que não há... já em São Mamede a história já é outra, e este ano por exemplo em Fevereiro caiu lá um bom nevão.A que locais te referes? A única coisa que poderia acontecer com esta saída era nevar em alguns pontos da serra de São Mamede como o Marvão, sei que a cidade de Portalegre possui uma parte alta que acho que passa os 500m, mas tenho dúvidas... Eu falei mais pelos tristes que como é hábito e normal não conseguem ver neve a cotas mais baixas...