Seguimento Meteorológico Livre 2017

  • Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
As entradas de NO trazem sempre basrange humidade o que influência na cota de bebê mas vamos ver a 2 anos numa entrada de NO tivemos neve a 500 M com direito a blitz.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Boas. Há alguma forma de fazer um pluviómetro artesanal ou qualquer coisa semelhante para comparar com os dados da minha estação? Estou um pouco desconfiado do acumulado que está a dar apenas 12mm apesar de estar a chover bem desde as 8:30...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Boas. Há alguma forma de fazer um pluviómetro artesanal ou qualquer coisa semelhante para comparar com os dados da minha estação? Estou um pouco desconfiado do acumulado que está a dar apenas 12mm apesar de estar a chover bem desde as 8:30...
Há, vê este video um pluviômetro caseiro, fácil de fazer:
 
Idosa e filho sobrevivem a tornado numa "banheira voadora"
26 jan, 2017 - 16:40

Ventos superiores a 200 km/h levantaram a banheira no ar e transportaram-na para o jardim com os dois “ocupantes” lá dentro.

Tornado causa forte destruição nos EUA. Foto: Mark Wallheiser/EPA

Quando Charlesetta Williams e o seu filho receberam o alerta de que a sua casa, no Texas, Estados Unidos, estava no caminho de um potente tornado, decidiram, na ausência de um abrigo, refugiar-se dentro da banheira.

Pouco depois estavam no jardim da casa, a vários metros da casa de banho, ainda dentro da banheira e sãos e salvos, excepto alguns arranhões e um grande susto.

A casa ficou totalmente arrasada quando o tornado, com ventos superiores a 200 quilómetros por hora, atingiu, arrancando paredes e destruindo o interior. Já a banheira foi elevada no ar e depositada no jardim, sem que os “ocupantes” ficassem feridos.

Claramente abalada com a experiência, Charlesetta Williams disse à imprensa que não faz ideia como é que tudo se passou. “Não estava a olhar. Estava debaixo de um cobertor. Mas não quero voltar a passar por uma destas”, afirmou.
http://rr.sapo.pt/noticia/74448/idosa_e_filho_sobrevivem_a_tornado_numa_banheira_voadora

Já tinha ouvido falar em tapetes voadores, mas banheiras voadoras é a primeira vez... :D
 
Cenário extremo de ondulação previsto pelo GFS daqui a uma semana:

vbAgf4N.png


Ondulação a chegar à Costa Ocidental com +10 m e períodos na ordem dos 20 segundos, ia ser um evento com potencial próximo ao do Hércules em 2014 :bombar:.

Tudo devido a uma ciclogénese explosiva no Atlântico, muito cavada, que é já prevista por vários modelos. Claro que a intensidade e o trajecto exacto da mesma ainda estão bastante indefinidos e é bastante provável que o cenário seja desagravado entretanto.

ykvIwG2.png


O ECM coloca a depressão ligeiramente menos cavada e mais a Norte, o que diminuiria a altura significativa das ondas. Apesar das incertezas na intensidade, parece certo que vamos ter 1/2 semanas (no mínimo, com o mar bem tempestuoso, além a chuva, tudo resultado do estabelecimento de uma circulação zonal a latitudes mais baixas que o normal. Finalmente o AA dá tréguas por uns tempos :cheers:


Vejo demasiado vento... velocidade de vento a 75 km/h para aqui,por exemplo, lixa boa parte do "espectaculo" das ondas...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e luky
O GFS já está no modo de cortar. Aqui na zona passou de 80mm para 25mm, no norte ainda mantém cerca de 200mm mas já chegou quase aos 400mm e no extremo sul já nem aos 5mm chega. Esperemos que isto se deva ao facto de ser a run das 18z e não continue a cortar :wacko:
 
O ECM mantém a mesma previsão em geral para a semana. Brutal anomalia positiva na chuva que pode persistir (com menor intensidade e extensão) para a outra semana.

O 'frio' vai continuar ausente da escandinávia (e de toda a europa ocidental) na próxima semana e possivelmente para a outra.

2ª há mais no que concerne à previsão semanal. Na sazonal (Fevereiro-Março; precipitação ECM)...

jgd5hJl.jpg


... a NAO- continua desaparecida :rolleyes: Pior, o ECM vê a persistência desse regime até junho pelo menos :rolleyes:

---

Aqui...

https://www.meteopt.com/forum/topic...ono-inverno-2016-2017.8881/page-5#post-592833

... esqueci-me de acrescentar isto:

* Les prévisions utilisées par Météo-France dans cette analyse sont issues des résultats de l'ensemble multi-modèles EUROSIP composé des modèles de Météo-France (MF), du Centre européen de prévision météorologique à moyen terme (ECMWF), du Met Office britannique (Met Office), du National Centers for Environmental Prediction américain (NCEP) ainsi que de l'expérience multi-modèles menée en Corée du Sud sous l'égide de l'OMM (LC-LRFMME).

Previsão de resto de inverno seco. Estou chocado :rolleyes: Quem quiser fazer turismo para os Açores que aproveite :lol:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
Realmente esta saída do GFS é bastante má ( estranha mesmo) apenas o Noroeste verá alguma chuva digna desse nome até às 240 horas.

O ECMWF está mais certinho.

240_777_SP.gif
 
  • Gosto
Reactions: 1337 e luismeteo3
Esperemos que isso mude e que o ECM não vá atrás, ou podemos dizer adeus a mais uma suposta mudança de padrão. Se assim for é pena pois só com a chuva de ontem já se nota a diferença nos cursos de água.
 
Esperemos que isso mude e que o ECM não vá atrás, ou podemos dizer adeus a mais uma suposta mudança de padrão. Se assim for é pena pois só com a chuva de ontem já se nota a diferença nos cursos de água.

Cá estamos nós a culpar os modelos pelo estado do tempo! Não nos podemos esquecer que não são os modelos que determinam o estado do tempo! Os modelos apenas (e é um apenas muito importante) prevêem o estado do tempo com base no estado atual da atmosfera! Desejar chuva, quase todos desejamos... mas de nada vale ficarmos frustrados ao olhar os modelos. O estado do tempo é Natureza e ainda bem que não os podemos controlar nem determinar! Seria mais um motivo de desentendimento entre a humanidade.
Caro @joralentejano, prezo muito as tuas publicações e valorizo imenso o facto de seres tão jovem. Não é comum vermos jovens da tua idade dedicados a estas questões da meteorologia e preocupados com a falta de chuva. Revela maturidade e inteligência. Mas não vale a pena aborreceres-te com o que os modelos estão a... modelar! Além do erro associado, em especial nas previsões a mais de 3 dias, o que vale mesmo a pena é aproveitarmos o momento presente! Estamos a ter chuva (e não assim tão pouca...), algum frio,... havemos de ter sol e secura de novo, depois há de voltar a chuva,... É o nosso clima! :thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.