António josé Sales
Nimbostratus
Mas para mim o que importa mais é a chuva e que seja generalizada a todo o território.
Em que se traduz esse padrão? Muito obrigada.
A leitura que faço neste momento dos modelos para os próximos 15 dias é de uma circulação fora do vulgar, sendo que a penisula iberica parece-me em posição privilegiada para sofrer bastante instabilidade e temperaturas abaixo do normal, mas como é uma situação invulgar os modelos tambem estao a ter dificuldades para lidar com isso e é muito difícil termos ideia do que possa acontecer. Como referi a semana passada o aquecimento estratosferico teve os seus efeitos na posição de altas pressoes no polo.
O GFS até está bastante positivo, prevendo 66mm para aqui, e tem vindo a aumentar nas últimas saídas. O Europeu prevê chuva mas não tanta, estas depressões são sempre imprevisíveis, normalmente o que acontece é: o modelo que está mais positivo é sempre o que vai atrás do que está pior retirando tudo. Portanto é melhor não ganhar esperanças e irmos só acompanhandoChuva prevista a partir de dia 9 nada mau, precipitação generalizada a todo o território do continente sendo que a região sul lá para dia 11 poderá ter acumulados bastante bons o que é óptimo.
Pois eu também tenho as minhas reservas, mas possa vocês já merecem chuva de jeito e se não for pedir muito também umas boas chuvadas aqui para o centro.O GFS até está bastante positivo, prevendo 66mm para aqui, e tem vindo a aumentar nas últimas saídas. O Europeu prevê chuva mas não tanta, estas depressões são sempre imprevisíveis, normalmente o que acontece é: o modelo que está mais positivo é sempre o que vai atrás do que está pior retirando tudo. Portanto é melhor não ganhar esperanças e irmos só acompanhando
Por mim, muito ou pouco mas desde que vá chovendo já é bom, não é necessário cá dilúvios porque isso não resolve secas.Pois eu também tenho as minhas reservas, mas possa vocês já merecem chuva de jeito e se não for pedir muito também umas boas chuvadas aqui para o centro.
Sim o ideal é ir chovendo moderadamente mas várias semanas seguidas para os solos irem absorvendo aos poucos a água, o problema é que o nosso clima funciona muito por extremos ora chove torrencialmente em poucas horas ora estão meses e meses seguidos sem cair uma gota enfim é o que temos, pensamento positivo.Por mim, muito ou pouco mas desde que vá chovendo já é bom, não é necessário cá dilúvios porque isso não resolve secas.
Que dizem eles ?Não percebo as previsões do aemet em relação às cotas de neve :S
Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk