Luso Meteo
Cumulonimbus
Claro que vou registar600 metros já daria neve à porta de casa
Quero os registos de Montalegre deste fim de semana!
Claro que vou registar600 metros já daria neve à porta de casa
Quero os registos de Montalegre deste fim de semana!
Mas como se comprovava depois? Quando são apostas de temperaturas,várias estações oficiais e amadoras são seleccionadas e os dados verificados. Agora, cotas de neve, como se provavam?Visualmente? E conseguia-se cobrir o País todo com observações sobre neve?Ora aí está uma ideia para o futuro, aposta de cotas, sim senhor bem pensado.
Ora eu apostaria em 700m acumulação, temporariamente água-neve a 500\550m.
Pois pensando assimMas como se comprovava depois? Quando são apostas de temperaturas,várias estações oficiais e amadoras são seleccionadas e os dados verificados. Agora, cotas de neve, como se provavam?Visualmente? E conseguia-se cobrir o País todo com observações sobre neve?
Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
Não seria muito dificil aferir os resultados... a neve hoje em dia é tão rara que toda a gente a partilha na redes sociais.
Pois, mas não são dados oficiais, qualquer pessoa pode dizer no Facebook que viu neve aos 300 metros..
Outros até dizem que viram neve quando foi granizo ou saraiva..
Lembro-me perfeitamente quando tinha 7\8 anos ou seja há 13\14 anos atrás o IPMA previa neve a cotas de 400 metros várias vezes por ano e nevava aqui todos os anos, quase sempre com acumulação, mas nos ultimos 5\6 anos isso deixou de acontecer, é raro ver o IPMA prever cotas 400 e neve com acumulação aqui desde 2011 que nao vejo e nos ultimos 3 anos só vi água neve durante 5 minutos ou nem isso.
Realmente Flaviense a neve está-se a tornar rara por estas bandas. Só acima dos 900\1000m é certa todos os anos, abaixo é dificil
Ainda me lembro uma vez o meteorologista José Manuel da Costa Teso (alguem se lembra dele? ahahah) a prever neve acima de 400 metros 3 ou 4 dias antes e depois nevou mesmo aqui com acumulação. Agora isso é raro. Já agora deixo aqui um desabafo: Porque é que acabaram com a meteorologia na RTP? Não percebo, na TVE estão 15 minutos a explicar o tempo, aqui é um jornalista 15 segundos e muitas das vezes com dados errados (CMTV principalmente)Saudades tenho eu do tempo em que via o saudoso Anthimio de Azevedo ou Costa Alves entre outros a dar a previsão do tempo da televisão, lembro-me tão bem quando criança de falavam de neve nas terras altas eu corria aos meus pais a perguntar se a minha aldeia era terra alta... ficava radiante quando me respondiam que sim! Lá ficava eu à espera da neve... e recordo que davam previsão para a semana inteira e se diziam que iria nevar daí a 3 ou 4 dias... efetivamente nevava!