Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa tarde,também reparei no que anda a passear perto da nossa costa mas acho que não vai chegar cá,vendo a progressão da imagem parece que fica tudo ali no mar,antes de chegar a terra(ainda bem antes)...

• Gosto
Reactions: joselamego
Sabendo que aquela frente mal chegará à costa (se calhar nem isso) qual é a justificação para aquela previsão significativa maluca do IPMA? Nem me lembro da última vez que vi o mapa assim...Nas Penhas Douradas até substituiram a neve por aguaceiros e trovoada :unsure:

• Gosto
Reactions: joselamego
Um cheirinho a Primavera :D

240-580SP.GIF

Parece que a Primavera este ano vai chegar mais cedo a quase toda a Europa, sendo que a Europa Central e do Norte vai ter uma anomalia positiva brutal até 6ºC. Esta previsão abrange as 3 semanas da previsão semanal, entrando por Março adentro (estou-me a basear nesta previsão semanal do ECM, claro que como previsão a longo prazo há sempre incerteza acrescida)

meTz20170209_0000+43200.png

A anomalia de precipitação também será bastante negativa, exceto na próxima semana onde deverá ser positiva no Centro e Sul

meRz20170209_0000+43200.png

Na 2ª metade de Janeiro foi a Europa toda a congelar, na 2ª metade de Fevereiro vai ser a torrar :lol:

Se esta previsão se manter os mais atrevidos podem já a começar a pensar num mergulho à praia, talvez ainda em Fevereiro :cool: Digam lá, já não tinham saudades de um calorzinho?:lol: Depois destes tempos de frio vão ver que até vai saber bem ;)

Seria interessante ter na página inicial uma tabela dinâmica onde se pudesse ver os locais onde nevou e a partir de onde e a que metros .

No norte só nevou no gerês Montalegre marao e Alvão ?

• Gosto
Reactions: jonas
Ontem aprendemos uma grande lição: Os modelos são falíveis!!!! O IPMA previa neve a 600\800 subindo para 1200 durante o dia e nevou a 500m ao final do dia na beira baixa. O GFS tambem previa cota 800 para aquela hora e estava a nevar a cotas de 500 metros.. O que se passou ontem na zona da covilhã e arredores são situações localizadas que os modelos não tem resolução para prever, as tais surpresas. Por isso em futuros eventos teremos de aprender com o dia de ontem e levar isso em consideração :)

Seria interessante ter na página inicial uma tabela dinâmica onde se pudesse ver os locais onde nevou e a partir de onde e a que metros .

Tambem nevou em Vila Verde, Fafe ( estes dois exemplos, refiro-me as partes mais altas destes concelhos)
Estou em duvida se nevou na serra de Arga e na serra da aboboreira ......

Nevou em muitos mais sítios. Não tens acompanhado o fórum?

Só no distrito de Viana nevou em todos os os locais acima dos 800/900 metros, altitudes que se verificam em mais de metade dos municípios do distrito.

Nevou em muitos mais sítios. Não tens acompanhado o fórum?

Só no distrito de Viana nevou em todos os os locais acima dos 800/900 metros, altitudes que se verificam em mais de metade dos municípios do distrito.
Tenho mas torna se difícil saber tudo com exactidão .

Eu tive na quinta a noite aos 900m em baião é só chuva com água neve pelo meio

Estado
Fechado para novas mensagens.