O GFS foi apenas atrás dos restantes modelos, o ECM por exemplo, nunca chegou a prever chuva com esta frente. Apenas a partir da próxima semana é que estão mais ou menos em consenso em algo mais significativo, mas até lá muita coisa muda.Inacreditável a nova reviravolta do GFS para o dia de Sábado. Estamos a falar numa das saídas mais credíveis e a apenas 3 dias de distância. O que se passa neste País ao nível da atmosfera já roça o ridículo.
Claro, com a expressão "Na próxima saída pode tudo mudar novamente" estava a referir-me às próximas saídas e não à run das 18z em si. Aguardemos.@Tiagolco não creio. A experiência diz-nos que a saída das 18Z é utópica em qualquer cenário, mesmo na proximidade de qualquer evento. Prefiro aguardar pelas 0Z.
Esperemos que esteja enganado.
O GFS foi apenas atrás dos restantes modelos, o ECM por exemplo, nunca chegou a prever chuva com esta frente. Apenas a partir da próxima semana é que estão mais ou menos em consenso em algo mais significativo, mas até lá muita coisa muda.
Isto de estar a 14 de fevereiro e seguir com menos de 5mm mensais e menos de 40mm anuais, é ridículo e uma desgraça total. Esperemos mesmo que isto mude.
Inacreditável a nova reviravolta do GFS para o dia de Sábado. Estamos a falar numa das saídas mais credíveis e a apenas 3 dias de distância. O que se passa neste País ao nível da atmosfera já roça o ridículo.
Calma vamos esperar pela saida do ensemble.
Isso de nada vale a tão curta distância. Essemble é uma ferramenta útil a médio prazo para "desmascarar" as saídas operacionais.
Aguardemos é pela run das 0Z. De qualquer maneira, não me admirava que até 6ªfeira o GFS desse uma volta de 180º.
@Mr. Neves o que quero dizer, é que quando se fala a curto prazo, a coisa vai dar ao mesmo. Olhares para uma run operacional ou para um essemble a uma distância de por ex 24h ou 48h é igual ao litro. Temos o exemplo da Tempestade "Ana", grande parte dos membros em meados de Novembro já estava a dar o mês de Dezembro como perdido a olhar apenas ás saídas operacionais, quando as Essembles do GEFS e ECMWF eram convergentes para um cenário Tempestuoso no início do mês, o que veio a suceder.
Um detalhe curioso: a cidade de San Sebastián (província de Guipúzcoa) registrou precipitação em 46 dos últimos 52 dias (desde Natal), com um total de 551,8 mm nesse período