Como conjugas isso com as alterações climáticas e a desertificação de Portugal?
Mas a desertificação de Portugal é uma previsão baseada numa tese especulativa que carece de comprovação empírica, basicamente a base cientifica disto é simples criam-se certos modelos e bases de dados calculam que as temperaturas subirão 4,5,6 graus em menos de 50 anos e tornam essa previsão especulativa num facto consumado e que não pode nunca ser discutido ou sequer questionado .
Esta coisa da procura do extraordinário, apocalíptico numa era de crise religiosa no ocidente faz-me lembrar um pouco a febre dos OVNIS e da vida ET nos 50 nos EUA.Basicamente o ser humano quer e tem sempre a necessidade de presenciar ou acreditar em algo extraordinário e apocalíptico na sua contemporaneidade .
Basicamente o que é proposto pelos cientistas do aquecimento global mais extremo, é que um clima que não mudou por ali além em 2000 anos mude de forma radical em menos de 20,30,40,50 anos e depois existe uma enorme intolerância, para quem não acredite ou simplesmente coloque questões sobre estas previsões extremas.
Por o que verificamos nas ultimas normas dos últimos 30 anos concluímos facilmente que a temperatura não subiu o suficiente nem a precipitação desceu o suficiente para inferir de forma realista que daqui a 30,50 anos teremos uma mudança climática radical no território português que provoque uma desertificação no sul do território português como vemos hoje o sul está verdinho e com água e o deserto está seco no final do dia é isto.
Constatar este exagero febril das posições mais extremas do aquecimento global que se tornaram no paradigma dominante na CS e na comunidade cientifica e que não pode ser questionado não é impeditivo de negarmos que nas ultimas décadas houve um aquecimento global no planeta e que esse aquecimento global é causado em parte pelas emissões de gases CO2 para atmosfera causadas pela acção humana e que isso mesmo deve ser combatido.
Em síntese posso e tenho liberdade individual para isso, de defender as politicas verdes, acreditar que um novo modelo de negocio dos meios de produção que tenham em conta as normas ambientais é possivel e defender isso, e ao mesmo tempo achar que estas previsões que aparecem constantemente nos Media cheia catastrofismos totalmente especulativas são no mínimo irrealistas e que visam simplesmente assustar e educar a população através do Medo.
Eu posso aceitar que o aquecimento global existe pelo simples facto de a temperatura média na terra ter vindo a subir e ao mesmo tempo achar que é disparate alguém dizer que o alqueva vai secar ou que um tipo de clima que existe há pelo menos 2000 mil anos irá mudar em menos de 30 anos.
É tudo uma questão de intensidade e cadência a comunidade cientifica pega nas previsões mais extremadas calculadas em processadores e diz que o Mundo virá a ser assim e que daqui a 50 anos parte de Portugal terá o deserto que existe hoje no Norte de Africa e depois tira umas fotos a uns animaizinhos a passar fome no artico e lança para os Media para milhões de pessoas acreditarem de forma cega sem colocarem questões, pessoalmente tenho o direito enquanto isso não se verificar e não existirem indicios que isso não se verifica a não acreditar nesse tipo de previsões e questiona-las porque a partir do momento em que isso não possa ser feito é porque algo de muito errado se passa nas sociedades, na ciência dos nossos dias, porque também uma ciência dogmatica de pensamento unico e intolerante não é ciencia do ponto de vista epistemológico.
De certeza que a saida da Seca não será capa de jornais nem noticia de destaque das tvs, não terá debates e opiniões publicas. A boa noticia nem sequer existirá, mas de certeza que quando entrarmos no meses secos do verão e tivermos de novo parte do territorio com seca fraca devido á caracteristica do nosso clima, teremos noticias de 1ª pagina a dizer que estamos perante um verão seco( sim porque sempre tivemos verões humidos e chuvosos em Portugal) e que a seca voltou.
e para finalizar a narrativa do aquecimento global nunca perde, se temos um padrão duradoiro depressionário de NOA negativa é devido as alterações climáticas, se temos neve a cotas baixas é devido as alterações climáticas aconteça o que acontecer o aquecimento global e as alterações climáticas explicam. g
Última edição: