Davidmpb
Super Célula
Vamos lá ver se seremos brindados por algumas bombasUma das épocas mais interessantes do ano está a chegar:
Vamos lá ver se seremos brindados por algumas bombasUma das épocas mais interessantes do ano está a chegar:
Isso reparei eu. Quando o meteograma preve neve a 600 costuma cair acima dos 900. vamos lá ver se se concretiza. Posso ir de carro até aos 1200 metros.Grande nevão em perspetiva nos Açores, cotas 600\800 talvez.
O IPMA não fala em neve na sua previsão descritiva...
O meteograma no grupo ocidental até desce aos 300.... Claro que há o fator oceânico entre outros e por isso a cota será um pouco mais elevada mas é INCOMPREENSÍVEL como é que o IPMA não menciona neve nem sequer no Pico... LOLIsso reparei eu. Quando o meteograma preve neve a 600 costuma cair acima dos 900. vamos lá ver se se concretiza. Posso ir de carro até aos 1200 metros.
Amanha no final do dia já comprovo isso. Vou ver se tiro fotos.O meteograma no grupo ocidental até desce aos 300.... Claro que há o fator oceânico entre outros e por isso a cota será um pouco mais elevada mas é INCOMPREENSÍVEL como é que o IPMA não menciona neve nem sequer no Pico... LOL
Venham os defensores do IPMA, estou pronto para lhes responder
Aquela cut off no próximo fim de semana...Vamos lá ver se seremos brindados por algumas bombas
Como as cut-off's são imprevisíveis ainda não é certo, mas até ao momento tudo indica que sim pois todos os modelos prevêem instabilidade, a posição da cut-off é que é sempre mais complicada de se prever em sintonia. Caso se afaste para sul como ontem o ECM mostrou na saída das 12z, podemos ter calor mas até ao momento, foi o único modelo e saída que mostrou tal cenário. Vamos acompanhando e aproveitemos esta semana primaveril.vamos ter festa no fim de semana ou ainda não é certo?
Nada certo...vamos ter festa no fim de semana ou ainda não é certo?
Não há pessoal dos Açores no fórum? Ninguém comenta a possibilidade de neve amanhã?
Queremos fotos!
300 não, mas não me surpreendiam cotas 600\800... E há muitas zonas dos Açores acima dessa cotaNão é o tópico mais adequado.
O IPMA só indica cotas para a ilha do Pico quando há estradas que podem ser afetadas. Não faz sentido haver avisos para, por exemplo, 1800 metros de altitude. Não há acessos. Só escalando.
Daqui a pouco o descritivo é atualizado https://www.facebook.com/pg/dra.ipma.pt/posts/?ref=page_internal
Quando à cota de neve aos 300m do GFS...
@Orion eu sei perfeitamente que a cota dos meteogramas do GFS não é para se levar muito a sério mas se analisares os diversos modelos vais perceber que com iso -4º (quase) a 850hPa e -33º a 500hPa, aliada a alguma instabilidade pode levar a que neve a cotas INFERIORES a 600m nos Açores. Os Açores são ilhas com bastante relevo, com muitos locais acima dessa cota. Daí o meu espanto ninguém estar a falar neste evento de neve, e estar curioso... Nao sei quanto pessoal há dos Açores aqui...Não é o tópico mais adequado. Este é que é.
O IPMA só indica cotas para a ilha do Pico quando há estradas que podem ser afetadas. Não faz sentido haver avisos para, por exemplo, 1800 metros de altitude. Não há acessos. Só escalando.
Daqui a pouco o descritivo é atualizado https://www.facebook.com/pg/dra.ipma.pt/posts/?ref=page_internal
Relativamente à cota de neve aos 300m do GFS ...