Eu percebo o Comentador, para nós aqui no Alentejo
em Maio já temos temperaturas perto dos 40ºC e este ano estamos nos 20ºC
Desculpa intrometer-me na conversa, mas começo a ter pouca paciência para as tuas constantes lamúrias. Está sempre tudo mal. Deixa-me dar-te um conselho, que seria positivo aceitares para teu próprio benefício e do fórum: encara a meteorologia realmente como algo que realmente gostas e que te interessas, e não como um meio para passares a vida aborrecido e a espalhar esse teu descontentamento por aqui. Aconselho-te igualmente a estudar e a conhecer um pouco da climatologia da tua região. Assim, quando chove menos que noutras regiões do país, e que em Maio ainda não estão 40ºC sabes que é absolutamente NORMAL. Ora vejamos:
Normais de Maio (1970-2000) para Beja:
Temperatura máxima média: 23.6ºC
Temperatura máxima mais alta registada: 36,6ºC
Temperatura máxima mais baixa registada: 12,8ºC
RedeMeteo, como podes verificar, a temperatura média é de 23,6ºC. De 13 a 19 de Maio tiveste temperaturas máximas sempre bastante acima desse valor ( entre 1 a 7ºC). Para a próxima semana estão previstos valores entre 2/3ºC abaixo e dentro da média. Provavelmente terminarás o mês de Maio com valores acima, ou pouco acima da média para este mês.
O maior valores de sempre para Maio em Beja é de 36,6ºC. Ainda um pouco longe dos tais 40ºC, mesmo sendo um valor extremo e nada habitual! Não, não é normal ter valores perto dos 40ºC em Maio. Inclusive, no passado já se registou um máxima de 12,8ºC em Beja. Também nada habitual, mas imagino se isso acontecesse hoje o que dirias...
De resto, para quem estava muito preocupado com a seca e falta de chuva, querer temperaturas de mais de 30ºC constantes nesta época parece-me muito pouco coerente. Não seria nada positivo para o baixo Alentejo visto que a evapotranspiração seria muito maior.
Não leves a mal, mas aqui apenas te tentamos ajudar a compreender e aceitar que a meteorologia e os nossos desejos muitas vezes não coincidem. Mas não nos impedem de gostar e querer aprender sempre mais