Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Alcácer do Sal poderá chegar aos 48ºC hoje? novo record de temperatura na europa? O IPMA diz que sim.
Já sei que como esta de Leste estes valores foram empurrados para a zona mais próximo do Litoral, mas não é impressionante o facto de estes registos serem feitos perto do mar? Setúbal quase mais 4 graus que o anterior record? 48 em Alcacer? incrível.

Última edição:
Ontem nas estações online IPMA a de Alcácer às 11h estava aprox. ao mesmo nível de temperatura (37/38ºC) que Setúbal , Pegões e Viana do Alentejo (vizinhas). Depois foi o que foi e subiu cerca de mais 1/2º C que as anteriores.
Hoje vai ser o mesmo? E subirá mais? Tenho certas dúvidas... Às 9h marca 29,1 enquanto que Setubal 34,6, Pegões 33,6 e V. Alentejo 34,9. Veremos se terá uma subida drástica...

Coloquei no seguimento sul mas é uma subida tão brutal que adiciono aqui também:

Portalegre (cidade) - IPMA:

- Ontem 10 UTC:..... 34,4 ºC
- Hoje 10 UTC:......... 40,0 ºC

Confirmo amigo, recebido! Um passo importante dos muitos que ainda existe para fazer! Mas confesso que não liguei para o número a ver se estava correcto, é de conhecimento público que em caso de incêndio devemos ligar o 117 ou 112 ;) Fica mal a comunicação social escamotear tanto um erro da ANPC , quando está a fazer uma coisa que será boa para todos nós! Quem nunca errou, que atire a primeira pedra :)

No dia 2 de Agosto recebi a dita com o nº da Glassdrive, depois a rectificação passada 3 horas. :D Ontem, com o mesmo risco extremo no Algarve, a dita sms de alerta já não foi enviada. Logo, no dia em que começa um grande incêndio no Algarve, aonde ficou o alerta? Na gaveta... :rolleyes:

Para mim, faz todo o sentido em dias que o risco de incêndio seja extremo seja enviada uma sms.

Confirmo amigo, recebido! Um passo importante dos muitos que ainda existe para fazer! Mas confesso que não liguei para o número a ver se estava correcto, é de conhecimento público que em caso de incêndio devemos ligar o 117 ou 112 ;) Fica mal a comunicação social escamotear tanto um erro da ANPC , quando está a fazer uma coisa que será boa para todos nós! Quem nunca errou, que atire a primeira pedra :)
É verdade amigo, um excelente passo para manter a população mais segura e atenta a possíveis ocorrências. A ANPC está de parabéns com o novo sistema, não importa o erro que cometeu ao inicio ;)

Não quero ser pessimista, mas parece-me que o cenário de rajada piorou em relação à anterior Run:

00054_20180804_00_018.gif

Isto para as 18h do dia de hoje, ou simplesmente, para o fim da tarde, com rajadas superiores a 100 km/h, ou, especificamente, superior a 130 km/h!

E não é só no Alentejo, é também no interior centro. Preocupante!

O GFS também indica tais probabilidades, mas mais para o Alentejo:

12-289PSP.GIF

12-602PSP.GIF

E o ICON-EU, com situação preocupante para o Baixo Alentejo:

iconeu_sp1-52-10-0.png

Nota também para os valores de CAPE, em especial para o Algarve:

9-505PSP.GIF

Situações preocupantes para o fim da tarde de hoje!

Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar
Estado
Fechado para novas mensagens.