O nosso "regime Mediterrânico" não se fez sentir e parece que não se fará sentir neste Outono... Como se tem verificado nos últimos anos o regime Atlântico também é cada vez mais fraco e a prova são as previsões para a próxima semana. Nem uma frente de jeito para o sul! O sudoeste tem estado completamente "morto" a nível meteorológico!
De facto, os últimos anos tem sido muito fracos em termos de cut-off's, precipitações torrenciais. Setembro, já leva 10 anos sobre o último Setembro em que causou inundações por aqui, Outubro tem sido pacífico mas bem ou mal tem mantido a média, Novembro é sempre uma verdadeira incógnita, ora é chuvoso ora é seco e as previsões mensais indicam um Novembro seco no sul
https://www.met.hu/en/idojaras/elorejelzes/europai_elorejelzes/ . Dezembro tem tornado-se cada vez mais seco.
Se olharmos, para leste do Estreito de Gibraltar, o que não tem faltado é tempestades, enxurradas que provocaram já milhões de prejuízos, dezenas de mortos mas o clima mediterrâneo sempre foi assim de extremos, não quer dizer que para o ano não calhe a nós, principalmente ao sul do país.
O que se passa no Mediterrâneo, não é assim tão invulgar, aliás nós já presenciámos isso no Algarve, principalmente no Outono de 1989 em que tivemos entre 800 a 1000 mm. Mas, de facto, é algo "frustrante" ver tanta animação no Mediterrâneo e nós nem tivemos uma cut-off neste Outono.
Aliás, as depressões vindas de SW, o ano que tivemos mais activo foi no Inverno 2009/2010, ou seja, quase 10 anos, mais vale ter um mar do que um oceano e para mais ter um AA que esteja onde estiver está sempre cá.
Diria a probabilidade de cair uma cut-off a SW de Sagres é 1 para 20, as outras 19 caem no Mediterrâneo.