Dan
Moderação
Para Lisboa/Geofísico, nesta estação das chuvas (desde Outubro), 35 dias com 0,1mm ou mais e 25 dias com 1mm ou mais.
Até em Marrocos! Na PRAIA! E ainda querem que uma pessoa fique quieta no sofá? É demais!
Seria melhor passar á primavera já realmente! Ao menos a ver se vinham umas cut-offs/trovoadas... Se calhar até já chegou, ainda ontem dormi mal por causa de uma MELGA, sim leram bem, uma melga a incomodar no final de Janeiro! Este país está perdido em tantos aspetos, naturais e não naturais... Enfim estamos mesmo a virar país de 3º mundo, em que a base da economia é o turismoJá sabia.
Este inverno tá feito.
Venha a Primavera.
Para Lisboa/Geofísico, nesta estação das chuvas (desde Outubro), 35 dias com 0,1mm ou mais e 25 dias com 1mm ou mais.
Até em Marrocos! Na PRAIA! E ainda querem que uma pessoa fique quieta no sofá? É demais!
E pronto o GFS não se entende!! Uns dias mete a descida do vórtice polar, outros dias mete a entrada continental fria. Em que é que ficamos?
É preferível olhar para o ensemble (média dos modelos - a vermelho) já que tendencialmente terá menos volatilidade (ex: ver temperatura a 850 hPa) que a saída operacional.
Em suma
https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-meteorologico-livre-2018.9618/pagina-60#post-651934
https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-meteorologico-livre-2018.9618/pagina-58#post-651805
Bom, até dei-me ao trabalho de fazer esta animação laroca (Tondela - GFS 00, 06 e 12z de hoje):
Nos prazos para os quais estás a mandar bitaites a saída operacional (linha preta) não tem mais valor que as restantes. Acho que sabes isso mas de qualquer das formas repito-o.
É preferível olhar para o ensemble (média dos modelos - a vermelho) já que tendencialmente terá menos volatilidade (ex: ver temperatura a 850 hPa) que a saída operacional.
Isto não exclui mudanças bruscas nos modelos - que ocorrem periodicamente - mas em termos gerais tem-se uma visão mais estável da meteorologia futura.
Quanto aos outros bitaites, sim é verdade, é mais fácil observar as runs operacionais em determinadas coisas que os ensembles, mas uso-os também por questão de mera curiosidade, e porque simplesmente é lá que às vezes ocorrem umas previsões mais fora do comum, dignas de sonho e de encher o olho, mas bem sei que são meras ilusões de ótica na grande maioria dos casos
Nada tenho contra.
Só abordei a 'indignação' relativamente às previsões mais longínquas.
Já de vez...
... toma lá o modelo chinês (também são gente n'é? ) que mostra frio com precipitação.