Seguimento Meteorológico Livre 2018

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Em Janeiro 2009, aqui no Porto nevou bem, foto da altura que fiz aqui de casa, era uma neve com flocos enormes e bem seca:

neve1.jpg


A sinóptica da altura:

archives-2009-1-9-0-1.png


archives-2009-1-9-12-1.png


archives-2009-1-9-0-0.png
 
6z ou 12z, ou 18z ou 00z são só as horas das saídas de novas previsões.
(Alguma coisa alguém me corrija)
O Modelo GFS (canadiano penso) e ECM (europeu) são os dois principais modelos numéricos meteorológicos que consultamos para termos uma ideia com melhor detalhe do prognóstico futuro de diversos indicadores atmosféricos como, nesse caso, a temperatura à pressão atmosférica absoluta de 850hpa (~1400/1600 metros de altitude, varia, quanto menor altitude maior a instabilidade) e a 500hpa (mais ou menos 5500 metros se não me engano, variando um pouco também) e outros mais que se fores acompanhando o fórum te ambientarás de certeza com eles! E é só perguntar se não entenderes que todos o fizemos e continuamos a fazer!
No caso, esses dois indicadores, dão uma ideia da cota de neve, mas principalmente o da T. aos 850hpa porque transmite melhor até que ponto há sustentação do frio para manter os flocos consistentes em queda!
Havia uma tabela aqui no fórum mas já não a encontro!
De uma maneira generalista, 0ºC a 850hpa (a famosa ISO, a linha nos mapas dos modelos cuja primeira descida até Portugal esperamos no início do inverno) é a chave para poder nevar nas serras do costume do norte e centro (>1000 metros) e dependendo do frio a 500hpa (<-30ºC é o ideal) com sorte a cotas médias, mas mais fácil é quando se tem a iso -2ºC à espreita.
A iso/temperatura sagrada a 850hpa é -4ºC porque aí já há boas hipóteses para neve a cotas baixas (<400m)! Quanto mais baixo melhor! No entanto a temperatura a 500hpa volta a ser importante, não só para o potencial de arrefecimento durante um aguaceiro mas também para a existência de instabilidade para o gerar (<-30ºC de preferência), mas nem sempre isso vale de alguma coisa porque temos as montanhas do norte de Espanha como uma barreira para a passagem de precipitação e de humidade quando a circulação é assim de nordeste.
As saídas do GFS podes encontrá-las na página inicial do fórum ou aqui, as saídas do ECMWF modelo também utilizado pelo IPMA eu acompanho aqui também no meteociel, mas também há outros sites que outros membros podem partilhar.
Espero que tenha ajudado algo, bem vindo a este mundo!

Bem vindo :)

Ok, bela explicação. Ainda assim umas dúvidas:

"6z ou 12z, ou 18z ou 00z são só as horas das saídas de novas previsões". Segundo o CET? isto é, às 06h00, ao meio-dia, às 18h e à meia-noite

Também disseste que a ISO -2Cº à espreita. Isso é o quê, a possibilidade de teres -2Cº aos 850hpa?

E os hpa refere-se aos milibares de pressão atmosférica?

Ora, pelo que percebi aos 5500 m (onde constuma andar a ISO 500hpa) terás cerca de -30Cº e se aos 1400 m (perto da ISO 850hpa) ainda tiveres temperaturas negativas ou 0, então terás queda de neve (nos 1000 e tal metros) porque os cristais de gelo aguentam-se na descida. Presumo que percebi bem...

Mas então como é que identificas a ISO neste modelo? Isto é a saída das 06h de hoje, com previsão a +48h, ou seja, para segunda-feira. Temos ali sobre Portugal um azul clarinho que corresponde a 540/536 é isso? Ora, o que é isso de 540/536? é a pressão atmosférica aos 5500 m? Então e para nevar essa pressão devia ser azul escura ou roxa (500 a 512)?
 

Anexos

Triste sina sermos Portugueses.
Ah Afonso Henriques, porque nos tornaste os mais infelizes do mundo e arredores? Podíamos hoje dizer que nos nossos montes cantábricos estava a nevar...
 
Qual D. Afonso Henriques qual carapuça! Pessoalmente culpo o D. Sebastião que não há maneira de voltar numa manhã de nevoeiro... É que nevoeiro ainda vamos tendo, caramba!
Deixa-te estar que eu numa manhã de nevoeiro queria era uns -3ºC para ter um sincelo jeitoso, o D.Sebastião que fique quietinho no lugar dele que ninguém o chamou... :lmao:
 
"6z ou 12z, ou 18z ou 00z são só as horas das saídas de novas previsões". Segundo o CET? isto é, às 06h00, ao meio-dia, às 18h e à meia-noite

Z (Zulu - hora militar) = UTC/TUC

E os hpa refere-se aos milibares de pressão atmosférica?

Antigamente era mb. Agora é hPa. Mesma coisa.

Temos ali sobre Portugal um azul clarinho que corresponde a 540/536 é isso? Ora, o que é isso de 540/536? é a pressão atmosférica aos 5500 m?

https://www.meteopt.com/forum/topico/o-que-significa-dam.3875/

https://www.meteopt.com/forum/topico/significado-de-palavroes.6932/#post-366504
 

Parece quase garantido que possa haver qualquer coisa na alta da cidade de Portalegre ou em São Mamede, no entanto não será suficiente para acumular provavelmente. A precipitação tem vindo a diminuir, e quando aumenta, a cota sobe. Provavelmente está a ver alguma convecção, o que pode originar algumas surpresas ainda assim...

Os modelos de mesoescala dão cotas bem mais altas. Mas lá está, depende da intensidade dos aguaceiros também.
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.