Pedro1993
Super Célula
O GFS, nesta última saída, preve 72.4 mm, até ao final da semana, caso se viesse mesmo a concretizar seria muito bom, para este iniciar a época da chuvas deste outono.
Aqui prevê-se 63mm até sábado... era bom!
https://www.meteopt.com/previsao/meteogramas/gfs-portugal
Não percebi o porquê de colocarem aviso amarelo para Viseu. Mal choveu... E a que caiu foi fraca. A chuva está tão escassa que agora cada vez que chove lançam alertas?
Enviado do meu Redmi Note 4X através do Tapatalk
Os dados foram me fornecidos no pelo instituto politécnico de Portalegre, mas n oficialmente. De qq maneira basta percorrer os canais de rega e ver o q se passaEstes dados são públicos e verificáveis? Qual a fonte? Obrigado.
Num dos programas da IL (sem intenção de propaganda) também se fala da questão da gestão da água. A média nacional de desperdício em distribuição ronda os 35%, com municípios a alcançar os 75%, principalmente em áreas rurais do interior - mais afetadas por secas mas sem dinheiro para renovação da rede de distribuiçãoOs dados foram me fornecidos no pelo instituto politécnico de Portalegre, mas n oficialmente. De qq maneira basta percorrer os canais de rega e ver o q se passa
A sinóptica está complicada para previsões, com a zona frontal com forte convecção, quase a ser interceptada por um forte cavamento/"mergulho" do jet-stream, com velocidades de deslocamento e de interacção muito difíceis de prever com exactidão... Imagem de WV com a linha de instabilidade frontal a Oeste/Sudoeste e o cavamento a Noroeste:
https://kachelmannwetter.com/de/sat/europa/satellit-wasserdampf-15min.html#play
Não parece que vá chover muito a sul.gfs está muito generoso para quinta na zona centro, por exemplo aqui para Coruche mete 47mm na quinta, no concelho ao lado de Salvaterra mete quase 58mm na quinta, veremos as próximas saidas, o ecm não parece estar tão generoso
Não parece que vá chover muito a sul.
Com frentes tão a norte da península, no Norte leva com quase tudo.
E para o continente? O fim do mês será também chuvoso?Pelo IFS haverá uma regeneração da DT 15, atualmente sobre Cabo Verde. O ciclone (provavelmente) tropical e de fraca intensidade passaria pelo arquipélago em fase de transição. Se calhar na próxima saída desaparece tudo.
Parece que vai ser um final de mês muito chuvoso para os Açores.