Seguimento Meteorológico Livre 2019

Boas.
Por vezes sabem de que user me lembro?
Do grande criador dessa maldição que nos assola frequentemente: o "Antílope dos Açores"!
Já não me recordo do seu username, mas lembro-me perfeitamente dos seus posts dramáticos do tipo: "vem aí muito calor...vamos morrer todos assados" ou "vem aí um dilúvio...vamos morrer todos afogados" :D
Apesar de por vezes me cansar...é verdade que também me fez dar umas boas gargalhadas.
Além disso deixou-nos o "Antílope dos Açores" que ainda hoje por vezes é mencionado nesta "casa"
Desculpem o off-topic....é apenas para desanuviar um pouco desta espera interminável por chuva.
;)!

Boas.
Por vezes sabem de que user me lembro?
Do grande criador dessa maldição que nos assola frequentemente: o "Antílope dos Açores"!
Já não me recordo do seu username, mas lembro-me perfeitamente dos seus posts dramáticos do tipo: "vem aí muito calor...vamos morrer todos assados" ou "vem aí um dilúvio...vamos morrer todos afogados" :D
Apesar de por vezes me cansar...é verdade que também me fez dar umas boas gargalhadas.
Além disso deixou-nos o "Antílope dos Açores" que ainda hoje por vezes é mencionado nesta "casa"
Desculpem o off-topic....é apenas para desanuviar um pouco desta espera interminável por chuva.
;)!

SpiderVV

24 Set 2017 às 19:58#3255
Trovoada extreme weather disse:
o antílope dos Açores
Antilope_cervicapra_3_gall.jpg

É curioso que, saída após saída, os modelos estão a prever cada vez mais precipitação
O ECMWF, por exemplo, começou na semana passada a prever 40 a 50 mm no Sotavento Algarvio, em relação ao valor máximo, e com um valor mediano de 15 mm (exatamente para a mesma semana), e neste momento prevê quase 150 mm de valor máximo, com um valor mediano de 60 mm. :surprise: :rain:
Até o GFS tem vindo a aumentar a quantidade de chuva para cá, embora ainda preveja muito menos do que o modelo europeu. :eek:

Onde é que andam os típicos cortes de precipitação? :lol:

Nesta saída das 12, mais uma vez o ECMWF volta a carregar nas precipitações para as próximas 240 horas. É a primeira vez que vejo o percentil 90 dos modelos acima dos 100 mm no Algarve, desde há muito tempo. :surprise:

Em termos de ensemble, estamos assim:
:rain:
Tavira
Máximo: 117,5 mm
Percentil 90: 102,3 mm
Mediano: 62,6 mm
Percentil 10: 36,1 mm
Mínimo: 18,8 mm

Almada
Máximo: 135 mm
Percentil 90: 127,2 mm
Mediano: 86,1 mm
Percentil 10: 53,9 mm
Mínimo: 28,6 mm

Bem, se as previsões se concretizarem, cairia a média mensal numa semana ou duas. Isso já por si é um milagre! :uau:

Nesta saída das 12, mais uma vez o ECMWF volta a carregar nas precipitações para as próximas 240 horas. É a primeira vez que vejo o percentil 90 dos modelos acima dos 100 mm no Algarve, desde há muito tempo. :surprise:

Em termos de ensemble, estamos assim:
:rain:
Tavira
Máximo: 117,5 mm
Percentil 90: 102,3 mm
Mediano: 62,6 mm
Percentil 10: 36,1 mm
Mínimo: 18,8 mm

Almada
Máximo: 135 mm
Percentil 90: 127,2 mm
Mediano: 86,1 mm
Percentil 10: 53,9 mm
Mínimo: 28,6 mm

Bem, se as previsões se concretizarem, cairia a média mensal numa semana ou duas. Isso já por si é um milagre! :uau:

Os dados são da saída das 00 e não das 12, essa deve estar quase a sair.

São estes da saída das 12:

Tavira

Máximo: 125,9 mm
Percentil 90: 107,1 mm
Mediano: 70,6 mm
Percentil 10: 30,3 mm
Mínimo: 14,8 mm

Para comparar para Olhão:

Máximo: 144.1 mm
Percentil 90: 108,2 mm
Mediano: 73,5 mm
Percentil 10: 37,6 mm
Mínimo: 19,8 mm

Parece ser a prima de 2009. :lol:

Última edição:
Os dados são da saída das 00 e não das 12, essa deve estar quase a sair.

São estes da saída das 12:

Tavira

Máximo: 125,9 mm
Percentil 90: 107,1 mm
Mediano: 70,6 mm
Percentil 10: 30,3 mm
Mínimo: 14,8 mm

Para comparar para Olhão:

Máximo: 144.1 mm
Percentil 90: 108,2 mm
Mediano: 73,5 mm
Percentil 10: 37,6 mm
Mínimo: 19,8 mm

Parece ser a prima de 2009.

A run 12z carrega ainda mais E tirando o GFS , praticamente todos os outros modelos seguem as pisadas do ECM

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Última edição:
É impressão minha ou está alerta laranja para amanhã e sexta? Pelo menos pareceu-me no site do IPMA mas não fui confirmar...
Sim, alguns distritos em alerta laranja e amarelo por causa da agitação marítima

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
7a23201edc68540eb545eb483fc959c8.jpg

É impressão minha ou está alerta laranja para amanhã e sexta? Pelo menos pareceu-me no site do IPMA mas não fui confirmar...

Confirma-se apenas seis distritos de Portugal Continental estão sem alerta, os outros estão sob aviso laranja e amarelo, devido á precipitação e agitação marítima.

havia quem no inicio do mês estivesse a condenar dezembro a ser seco, o AA instalava-se e não ia chover nada ou quase nada, felizmente que os arautos da desgraça acabam sempre por meter a viola no saco.:lol:
Este ano tivemos sorte, aliás, tivemos sorte logo no início do mês. A formação de uma depressão barométrica no Sul da Europa fez puxar o anticiclone dos Açores para norte. Se o anticiclone não se tivesse formado no Atlântico Norte, estaríamos em Sarilhos (Grandes). :lmao:

Por exemplo, no ano passado o anticiclone, no final de novembro, subiu em crista na Península Ibérica. Durante as primeiras duas semanas do mês, a posição do anticiclone favoreceu a ocorrência de um rio atmosférico, que transportou carradas de humidade, que formaram nevoeiros interessantes nos vales de todo o país, e o Norte recebeu entre 100 a 120 mm de precipitação na primeira semana. :angry: No meio do mês, houve ainda a passagem de superfícies frontais fraquinhas e, no final do mês, o anticiclone dos Açores subiu ainda mais e ficou praticamente estável sobre a Península Ibérica até ao fim de março. :(