Seguimento Meteorológico Livre 2019

Realmente, isto, às tantas, mais parece mais o coro das carpideiras...:wacko:
Não sei se consultaram a Maya ou a bola de cristal, se nem os modelos oficiais conseguem acertar a tanta distância!!

Veja-se, por exemplo, para o próximo dia 12, o ECMWF já a divergir da continuidade do anticiclone:

i-dMkHq4L.gif
até parece que não sabem que nesses casos ganha sempre o modelo que preve a continuação do AAAAA

Já viram estas fotos??

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

Mais um mau exemplo de uma "não" notícia!

Obviamente que não se chegou a essa temperatura!
Normal que o termómetro do carro marcasse isso... devia estar congelado ainda... não corresponderá minimamente à realidade.
O mesmo site colocou ontem máximas de 20ºC no Norte, medidas também numa viatura parada ao Sol...
enfim...

Já tinha comentado noutro tópico esta notícia, mas volto a repetir aqui. Uma coisa é medir a temperatura do ar, outra é a medir a temperatura das superfícies expostas que perdem calor por irradiação. É comum aparecerem dados de valores muito altos ou muito baixos, não é que sejam errados, são é valores da temperatura das superfícies e não do ar. O alcatrão da minha rua, em dias quentes de verão, chega a atingir valores superiores a 55ºC. Em noites anticiclónicas as superfícies dos carros chegam a arrefecer para valores de -10ºC / -12ºC. Temos sempre que ver o que os sensores estão a medir.

Já tinha comentado noutro tópico esta notícia, mas volto a repetir aqui. Uma coisa é medir a temperatura do ar, outra é a medir a temperatura das superfícies expostas que perdem calor por irradiação. É comum aparecerem dados de valores muito altos ou muito baixos, não é que sejam errados, são é valores da temperatura das superfícies e não do ar. O alcatrão da minha rua, em dias quentes de verão, chega a atingir valores superiores a 55ºC. Em noites anticiclónicas as superfícies dos carros chegam a arrefecer para valores de -10ºC / -12ºC. Temos sempre que ver o que os sensores estão a medir.

Também repito a resposta que dei no outro tópico.
O problema é depois as notícias a "vender" essa temperatura como a real do ar... mais um foco de "desinformação"... e ai de quem lá for contrapor ou explicar que o valor está errado...

Está run do gfs e bem gelada mas não vem acompanhada pelos outros modelos. A média do ensemble do ecm não permite pensar em mudanças de padrão mas se o mesmo vier acontecer é o que se precisa para que este padrão se altere.
Entretanto no final de Dezembro como era de esperar a situação das barragens em nada se alterou e mesmo que não chiba até final de Fevereiro pouca ou nada se altera.
Nenhum cenário de falta de recursos hídricos excepto naquelas barragens que parecem já condenadas.

• Gosto
Reactions: remember