Seguimento Meteorológico Livre 2019

Há um ano atrás, o fórum andava assim: https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-meteorologico-livre-2018.9618/pagina-102 não muito diferente de agora. :inocente:

Uns apostavam no sol, outros em devaneios, mas certo foi o que a realidade nos mostrou um final de Fevereiro e início de Março bastante tempestuoso, com 2 tornados na mesma semana a atingir a zona de Faro e a causar avultados prejuízos nos concelhos de Faro e Olhão.

Ninguém aqui, pode afirmar com 100% certeza que a Primavera vai ser seca, quando a mesma basta um dia com uma cut-off para fazer a média nos meses de Março, Abril ou Maio, por isso, eu cá não ponho as minhas mãos no fogo e tudo pode mudar num ápice.

O Homem pensa que domina a Natureza, mas é a Natureza que domina o Homem.
Ninguém pode afirmar com 100% de certezas que a Primavera vai ser seca, mas podemos afirmar tendências ou é proibido?
A tendência é que esta Primavera seja seca e quente, é isso que apontam os modelos, se vão acertar? Não sei, espero que não, mas também acredito que esta Primavera será muito mais seca que o ano passado, e lá por termos tido um inverno seco, que sucedeu a uma Primavera chuvosa, não quer dizer que este ano seja igual.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e JPAG
Parece-me uma situação passageira, o tempo seco deverá prevalecer até ao fim do mês.

:intrigante: Não é isso que apontam as previsões do IPMA

Como eu já referi ontem, o anticiclone dos Açores muda de posição e para a próxima semana irá estabelecer-se a corrente de oeste sobre o arquipélago dos Açores e Portugal Continental, abrindo caminho à entrada de perturbações atlânticas.

• Gosto
Reactions: luismeteo3

Como eu já referi ontem, o anticiclone dos Açores muda de posição e para a próxima semana irá estabelecer-se a corrente de oeste sobre o arquipélago dos Açores e Portugal Continental, abrindo caminho à entrada de perturbações atlânticas.
Não me parece sinceramente... aliás as últimas saídas dos modelos ainda reforçam mais a presença do AA sobre a PI.
Tirando a chuva de Domingo/ segunda-feira, já pouco ou nada deve chover até ao fim do mês.

Previsões essas que irão mudar após esta última saída do ECM.
Para além de alguma chuva dia 17/18, a única mudança que vejo é o anticiclone a ir para sul dos Açores mas a estender-se em crista até à Europa, ficando a PI na mesma.

Atenção que essa chuva (em quantidades minimamente) decentes ainda está longe de estar garantida como podemos assistir com esta saída do ecm das 12h.
Domingo será gélido e depois teremos a subida da temperatura ao longo da semana devido a uma corrente de sul ou sudoeste.
No final da próxima semana voltam as temperaturas destes dias.
Possivelmente acima dos 20C !!!

• Gosto
Reactions: joselamego e JPAG
  • Gosto
Reactions: joselamego
XqozJTD.png

Cp0t2It.png

As rajadas estão mais ou menos realistas. O cavamento é que se calhar está um bocadinho exagerado. Seria um ciclone com força de furacão.

sWNVEhe.png

É esperar para ver. Certo mesmo é que vem instabilidade.

• Gosto
Previsões essas que irão mudar após esta última saída do ECM.
Para além de alguma chuva dia 17/18, a única mudança que vejo é o anticiclone a ir para sul dos Açores mas a estender-se em crista até à Europa, ficando a PI na mesma.

Alguma incoerência entre modelos? Ainda agora estive a rolar o Modelo GFS 500 hPa e o que posso constatar é que o modelo prevê a passagem de sucessivos cavados uns atrás de outros sobre Portugal Continental a partir do próximo fim de semana. Serei eu que estarei errado?

incrivel este Inverno está a ser grande pasmaceira...e aina houve algumas paginas a dizer que seria um inverno chuvoso e com eventos de entradas frias...nada disso...tudo muito fraquinho. Agora nao deve faltar muito para o Calor.

• Gosto
que pessimismo, eu até entendo que existam razões para isso, mas calma pessoal que nem ainda estamos a meio de fevereiro e já estão a deitar a toalha ao chão.
de facto este inverno está a ser um nojo, mas ainda temos dois meses em que muita coisa pode acontecer, o AA não vai durar para sempre a fazer bloqueio, é impossível e algum dia terá que ceder, vamos manter a esperança que o inverno ainda vai a tempo de se salvar.:thumbsup:

• Gosto
Reactions: jamestorm
A barragem do monte da Rocha, é neste momento, na minha opinião, uma situação muito preocupante.
No ano passado foi "salva", por uma semana de chuva intensa, (estava com 9%) mas ficou apenas salvo erro com a cota por volta dos 28%. Os seus afluentes, rio Sado, ribeiras talvez 2 dignas desse nome, são o grande problema, no encaixe de água na bacia. O que aconteceu nos últimos anos, foi quando os terrenos estavam ensopados, e os afluentes a correr deixava de chover. Aliado a isto tudo, não sei como nem porque carga de aguá existiu essa decisão, a barragem começou a abastecer outras vilas e aldeias, triplicando em muito o seu consumo, até a bem pouco tempo era só a vila de Castro verde, claro que agora decidiram iniciar uma obra com ligação, salvo erro a barragem do roxo, para receber água do alqueva, mas não sei sinceramente as proporções, que isto irá tomar. Tomara que a chuva apareça em grande quantidade, sem causar estragos, pois o cenário não é nada bom! Como se costuma dizer pelo Alentejo, não há fome que não dê em fartura! Deus queira que se aplique neste caso.

No meu ponto de vista o maior problema não é se ainda vem chuva ou não (é importante que venha, claro!). O problema é que estamos a meio de Fevereiro e tem chovido manifestamente pouco neste inverno meteorológico, sobretudo a sul. A chuva na época certa é fundamental para inúmeros fins, sejam eles agrícolas, florestais, etc. Muitas espécies agrícolas, mas também de vegetação espontânea mediterrânica, necessitam de chuva ao longo do inverno e de temperaturas frias nesta época. Se tal não acontece, quebra-se uma quantidade enorme de dinâmicas que poderão pôr em causa a sua existência, a sua produtividade, as ligações ecossistémicas, etc etc.
Outro exemplo: os charcos temporários mediterrânicos albergam uma quantidade enorme de organismos vulneráveis que devem ser conservados. Não bastasse todos os problemas antrópicos que estes têm atravessado, estes invernos secos e quentes cada vez mais colocam em causa estes ecossistemas. E sabemos perfeitamente que alterações nos ecossistemas tem efeito bola de neve: atrás de um problema vem sempre outro a seguir...

Ou seja, tudo tem uma altura certa para acontecer. Não é chover o equivalente a 3 meses em Abril ou Maio que vai alterar algumas destas dinâmicas. Será bom para a terra e aquíferos mas vem tarde para uma quantidade enorme de processos que necessitam dessa água ao longo do inverno (e não na primavera/verão). No entanto há números que preocupam neste momento. Estamos a meio de Fevereiro e a Barragem da Vigia no Redondo está a 23%, a do Caia a 31%, Monte da Rocha com 11,2%, entre outras...

Eu compreendo que não devemos andar com choradinhos por aqui que não vai alterar a situação. Mas também não vejo problema em ver as pessoas preocupadas com a situação, pois a falta de chuva nesta época, apesar de começar a ser mais usual, não é normal!