Alguem me sabe dizer se a chuva prevista para o Minho no proximo fim de semana é significativa ou coisa pouca?
É incrível as diferenças entre vários modelos meteorológicos, em relação à precipitação.
O GFS prevê quase 18 mm de acumulado para as próximas 240 horas, aqui para a minha zona, enquanto que o ECMWF prevê apenas 2 mm. Vamos lá ver qual é o modelo que acerta.
PS: Eu já em janeiro tive um pressentimento que iria chover muito no fim do mês, e choveu! Muitas vezes, esses pressentimentos acertam, mas não há certezas, por isso, vamos lá ver no que isto dá.
Camarada, quem analisa modelos há anos sabe perfeitamente, que estamos a entrar naquela época em que os modelos começam a prever cutt-offs a bastantes horas de distância, que muitas vezes, não nos dão precipitação, e sinceramente parece-me que será esse o caso.É incrível as diferenças entre vários modelos meteorológicos, em relação à precipitação.
O GFS prevê quase 18 mm de acumulado para as próximas 240 horas, aqui para a minha zona, enquanto que o ECMWF prevê apenas 2 mm. Vamos lá ver qual é o modelo que acerta.
PS: Eu já em janeiro tive um pressentimento que iria chover muito no fim do mês, e choveu! Muitas vezes, esses pressentimentos acertam, mas não há certezas, por isso, vamos lá ver no que isto dá.
Vamos ver quem ganha a guerra, se são os americanizados ou os europeus, apesar de achar que possam ser os europeus.Boa noite
Ecm e ukm vs gem e gfs
Sem cut off VS com cut off